Presidente da Assembleia Nacional enaltece eleições harmoniosas na Guiné Bissau

Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional (AN) (ANGOP)

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, regozijou-se pela forma harmoniosa como decorreram as últimas eleições gerais na Guiné Bissau, considerando que o pleito eleitoral “abre para o povo guineense, um novo caminho para a consolidação da paz e desenvolvimento”.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional (AN) (ANGOP)
Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional (AN) (ANGOP)

Fernando da Piedade Dias dos Santos discursava hoje, terça-feira, na capital do país, durante a abertura das conversações oficiais entre as delegações parlamentares de Angola e Guiné Bissau, encabeçada pelo seu homólogo guineense Cipriano Cassamá, com vista a troca de experiências no domínio parlamentar.

Na sua alocução, referiu que a República de Angola nunca ficou alheia à situação política naquele país e, sempre manifestou a solidariedade na conquista da paz e estabilidade, pois, conhece bem as agruras de um conflito.

“Tivemos a oportunidade de manifestar no fóruns internacionais e aqui mesmo na Assembleia Nacional, o nosso regozijo pela forma harmoniosa como decorreram as últimas eleições gerais na Guiné Bissau e, hoje, temos a oportunidade de pessoalmente, felicitar-vos, por este grande sucesso”, disse o parlamentar.

Neste contexto, salientou que com a conquista da estabilidade no país, as instituições da República da Guiné Bissau têm agora responsabilidades acrescidas de manter a harmonia, tranquilidade e unidade, sobretudo na criação de condições para que a paz seja duradoura e sustentada, num processo de reconciliação nacional.

Disse ainda, que Angola e a Guiné Bissau têm trilhado, desde os primeiros momentos da luta de libertação, caminhos comuns que caracterizaram as relações entre os dois países e escreveram “páginas de ouro” no livro da história de África.

“E aqui, gostaria de aproveitar a oportunidade para manifestar o nosso reconhecimento pelo apoio prestado pelo povo guineense durante o período difícil que antecedeu a proclamação da nossa Independência, continuação da nossa solidariedade que se fortaleceu durante a luta pelas nossas independências”, sublinhou.

O presidente da Assembleia Popular da República da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá, que encontra-se no país em visita oficial de quatro dias, pretende trocar experiências no domínio parlamentar, no âmbito das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

As duas delegações abordaram dentre vários assuntos de interesse do parlamento guineense, à reforma parlamentar, promulgação da Constituição e trabalhos das comissões de especialidade, com vista a transmitir a experiência de Angola à aquele país. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA