Pitra Neto reúne com homólogo português

Ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)

O Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, abordou,  terça-feira, em Genebra (Suíça), com o seu homólogo português, Pedro Mota Soares, questões ligadas à cooperação entre os dois países.

Ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)
Ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)

Durante o encontro à margem da 104ª Conferência Internacional do Trabalho, os interlocutores enalteceram as relações privilegiadas existentes entre os dois países, devido aos fortes laços de amizade entre os Estados e povos.

Os ministros falaram da necessidade de reactivar a cooperação em diversos domínios da área do trabalho, com destaque para a formação profissional, da segurança social e saúde no trabalho e da inspecção geral do trabalho. No capítulo da formação profissional, o ministro Pitra Neto destacou o investimento do Executivo na área social, indicando que Portugal pode transmitir a sua experiência no âmbito da cooperação. Neste sentido, disse que a formação profissional é vital para Angola.

Quanto à segurança social, considerou ser um “desafio necessário” devido ao seu impacto económico no país, assim como a inspecção geral do trabalho, para manter a qualidade e desempenho de todos os profissionais. O ministro Pedro Mota Soares manifestou a disponibilidade de Portugal em continuar a cooperação em diversas áreas, devido à grande circulação de trabalhadores entre os dois países, mas também em função dos desafios que se apresentam em Angola.

O ministro Pitra Neto participou, ontem, num encontro com os seus homólogos da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral). (jornaldeangola.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA