Oito distritos para Viana

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

O município de Viana, em Luanda, pode contar a curto/médio prazo com oito distritos, no âmbito de uma nova divisão administrativa, anunciou, Quinta-feira, em Luanda, o administrador da circunscrição, Manuel Caterça.

Segundo o responsável, que falava à imprensa, à margem da reunião ordinária da administração municipal, a perspectiva, de acordo com estudos e directrizes do Ministério da Administração do Território e Governo de Luanda, é que o município tenha o referido número de distritos.

“Há uma orientação para criação dos distritos e o governador de Luanda instruiu para que nós fossemos ensaiando já a localização desses distritos e o que nós temos estado a fazer aponta para o cumprimento desta orientação”, explicou.

A título de exemplo, adiantou que a zona do Capalanga pode vir a ser o centro administrativo do distrito que vai albergar igualmente as Caop A, B e C.
Manuel Caterça disse que actualmente o seu pelouro já está a trabalhar na identificação de espaços e elaboração dos projectos para que sejam submetidos à apreciação superior, de modo a serem disponibilizadas as verbas para implementação desses distritos.

Na mesma senda, avançou que se está a trabalhar também na preparação do pessoal que vai funcionar nesses distritos.

“O que pretendemos fazer, em função da nossa disponibilidade financeira, é encontrar espaços, ainda que a título precário, para pôr as pessoas a funcionar e desconcentrar determinados serviços que temos acumulado na administração municipal, tais como a emissão das certidões/atestados de moradores”, explicou.

Prognosticou que até ao próximo mês (Julho) possa haver em alguns bairros esses serviços a funcionar, descongestionando-se assim a administração municipal.

“Em Viana, assim que haver um diploma próprio que cria e defina o funcionamento dos distritos, certamente serão nomeados igual número de administradores distritais e a perspectiva aponta para a nomeação de oito. É um exercício que está a decorrer. Vai se concluir o processo da nova divisão administrativa de Luanda e depois vai se tratar das questões dos distritos”, concluiu.

Participaram no encontro, directores municipais, presidentes das comissões de moradores, assim como habitantes de longa data da circunscrição.

O município de Viana, composto actualmente pelas comunas de Viana sede e Calumbo, é um dos mais habitados da capital do país, com mais de dois milhões de moradores, e alberga também o maior parque industrial de Angola. (opais.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA