Morre aos 105 anos a estilista Madame Carven

(euronews.com)

Morreu em Paris, França, Marie-Louise Carven, figura emblemática da moda mundial e fundadora da Casa de Costura Carven. Tinha 105 anos.

(euronews.com)
(euronews.com)

Natural de Châtellerault, no centro de França, onde nasceu em 1909. Batizada Carmen de Tommaso, estudou arquitetura e decoração de interiores na Escola de Belas Artes de Paris e lançou a própria Casa de costura em 1945.

Madame Carven tinha apenas 1,55 metro de altura, ficou famosa pelo fabrico de vestidos de luxo para mulheres pequenas e foi das primeiras estilistas francesas a apresentar as suas criações no estrangeiro, nomeadamente, em Portugal e no Brasil.

Chegou a vestir estrelas como a compatriota Edith Piaff. Desenhou uniformes para a companhia de aviação Air France e vestiu os atletas franceses que competiram nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.

Abandonou o mundo da moda em 1993, recebendo pouco depois a Ordem Nacional da Legião de Honra francesa, distinção instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte para recompensar os méritos eminentes à nação. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA