Ministro Muandumba a caminho de São Tomé e Príncipe

Ministro da juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba (Foto: Pedro Parente)/Arquivo
Ministro da juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba (Foto: Pedro Parente)/Arquivo
Ministro da juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba (Foto: Pedro Parente)/Arquivo

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, deslocou-se na tarde deste Domingo, à cidade de São Tomé, capital da República Democrática de São Tomé e Príncipe, em visita oficial de três dias, a convite do seu homólogo Marcelino Sanches, para o reforço da cooperação bilateral.

Segundo apurou a Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em São Tomé e Príncipe, o governante angolano, que chefia uma comitiva de nove funcionários seniores do seu pelouro, vai manter vários encontros com responsáveis do sector daquele país membro dos PALOP, assim como visitar algumas infra-estruturas.

A viagem de Gonçalves Muandumba a São Tomé e Príncipe acontece dois meses depois de Marcelino Sanches ter visitado a República de Angola (de 13 a 17 de Abril), com o mesmo propósito, tendo durante a sua estadia visitado diferentes infra-estruturas na capital angolana (Luanda).

Durante a sua estada, Marcelino Sanches referiu que a sua presença em Angola serviu para “traçar ideias sobre o desenvolvimento do desporto feito nos dois países, que desfrutam de boas relações bilaterais.

O governante são-tomense pediu, no final de uma audiência que manteve com Gonçalves Muandumba, o apoio de Angola para a construção e modernização de infra-estruturas desportivas no seu país e para «a massificação do desporto» em São Tomé e Príncipe.

Marcelino Sanches solicitou igualmente a ajuda de Angola para a materialização da intenção do seu país acolher, em 2018, os Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), após ter falhado o desiderato em 2014, por falta de condições.

Na ocasião, o ministro angolano da Juventude e Desporto manifestou a disponibilidade de o Executivo Angolano apoiar na intenção de organizar em 2018 os Jogos da CPLP, bem como no desenvolvimento e massificação do desporto. O governante prometeu igualmente que uma delegação do sector que dirige deslocar-se-ia a São Tomé e Príncipe em Junho (facto consumado hoje), para a “actualização do protocolo de cooperação” entre os dois países na área do desporto e da juventude.

As relações entre Angola e São Tomé e Príncipe remontam de há mais de três décadas, e têm-se intensificado ano após ano. No capítulo desportivo, os laços fortaleceram-se em 2003 e 2007 com a assinatura de dois acordos de cooperação no domínio da juventude e desporto. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA