Ministro da Saúde destaca importância do Centro Neurocirúrgico de Hidrocefalia

José Van-Dúnem - Ministro da Saúde (Foto: Gaspar Dos Santos)
José Van-Dúnem - Ministro da Saúde (Foto: Gaspar Dos Santos)
José Van-Dúnem – Ministro da Saúde (Foto: Gaspar Dos Santos)

O ministro da saúde, José Van-Dúnem, destacou hoje, terça-feira, a importância da inauguração do Centro Neurocirúrgico e de Tratamento a Hidrocefalia (CNCTH), feito pela Presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos.

Manifestou a sua satisfação pela inguaração da estrutura, que significa uma oportunidade de poder oferecer mais e melhores serviços na resposta a uma patologia como é a espinha bífida e a hidrocefalia.

Referiu-se a demanda reflectida na lista de espera (2.869 crianças ), embora os esforços realizados em Luanda, Huambo, Benguela e Cabinda, que tem se mostrado insuficientes para dar resposta a demanda.

Destacou o trabalho da ASBH-A (Associação de Espinha Bífida e Hidrocefalia de Angola) que se juntou a iniciativa do médico Mayanda Inocente, atraindo outros colegas para em sistema de voluntariado ajudarem a resolver os problemas dessas crianças e como consequência das suas familias, fazendo com que mais de mil tenham sido operadas desde 2005.

“Cumprindo uma orientação do Presidente da República que fez um apelo ao aumento da solidariedade no país, a Fundação juntou-se a Associação para estabelecer a ponte com vários doadores para transformar o desejo do doutor Mayanda nesta realidade: criar as condições infraestruturais permitindo que as pontes estabelecidas com vários colegas e instituições permitissem surgir essa instituição”, acrescentou.

Enalteceu a energia e solidariedade da Fundação Lwini que fez coincidir o encerramento das actividades alusivas ao seu 17º aniversário com esta actividade, que no seu entender demonstram a atenção as pessoas necessitadas.

Sem querer diminuir a importância da actividade de hoje, o ministro da saúde enalteceu outra iniciativa da Fundação, ao qual estão igualmente ligados: lar kwzola, lançando o seu apreço a organização por esses e vários outros projectos que têm permitido melhorar a vida de muitas pessoas.

O Centro Neurocirúrgico e de Tratamento a Hidrocefalia (CNCTH) inaugurado hoje tem como com objectivo principal promover a melhoria das condições cirúrgicas correctivas à crianças com espinha bífida e hidrocefalia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA