Ministra das pescas incentiva crianças a optarem no futuro pelas actividades do sector

VICTORIA NETO - MINISTRA DAS PESCAS (

Vinte crianças da Organização Pioneiro Agostinho Neto (OPA) foram incentivadas hoje (terça-feira) em Luanda, pela ministra das pescas, Victória de Barros Neto, a formarem-se em actividades pesqueiras.

VICTORIA NETO - MINISTRA DAS PESCAS (FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS)
VICTORIA NETO – MINISTRA DAS PESCAS (FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS)

O conselho da governante foi transmitido às crianças quando as recebeu no seu gabinete, momentos antes de visitarem o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (INIP), Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura, na Ilha de Luanda.

Durante o encontro de cerca de dez minutos com as crianças, Victória de Barros Neto fez uma abordagem sobre a sua actividade diária, falou das áreas que compõem o seu ministério e aconselhou-as a se empenharem aos estudos para terem um futuro promissor.

Do Ministério, as crianças partiram para uma visita guiada ao Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura, na Ilha de Luanda.

No INIP, as crianças vistoriaram os laboratórios de análise dos produtos marinhos, onde lhes foram explicados pela técnica do laboratório de física e química, Avelina Victor, os procedimentos e processos utilizados para se validar o consumo dos mesmos.

Visitaram ainda todos os compartimentos de um barco de fiscalização, uma embarcação moderna e com tecnologia de ponta, onde o director do INIP, Carlos Martinó explicou a sua função e importância, relativa a actividade inspectiva, fiscalizadora e de navegação.

Segundo Carlos Martinó com essa visita espera-se que haja interesse por parte das crianças no sentido de darem sequência aos actuais feitos e assegurarem o futuro deste sector.

Já a membro do Secretariado Nacional da OPA, Maria Luisa Martins, responsável pelas crianças, disse que esta é uma oportunidade para os menores conhecerem mais sobre este sector.

As crianças manifestaram-se maravilhadas com os meios náuticos visitados, de inspecção, fiscalização, resgate, busca e salvamento.

Esta visita se enquadra nas comemorações do mês da criança e dos 40 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro próximo. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA