Médicos africanos em formação no Cairo sobre doenças renais

MAPA DO EGIPTO (Foto: Angop)

Túnis – Um total de 31 médicos de 15 países africanos participam, desde domingo, no Cairo (Egipto), na primeira sessão de formação sobre as doenças renais e infecções urinárias, soube a PANA de fonte oficial, na capital egípcia.

MAPA DO EGIPTO (Foto: Angop)
MAPA DO EGIPTO (Foto: Angop)

A sessão é organizada pela Agência Egípcia da Parceria de Desenvolvimento (AEPD) em colaboração com o Centro Mohamed Ghennem (CMG) para o tratamento de doenças renais e infecções urinárias da Universidade Mansourah, do Egipto, e com o Banco Islâmico para o Desenvolvimento.

Os países participantes são o Sudão, Sudão do Sul, Moçambique, Burkina Faso, Tanzânia, Quénia, Burundi, Gabão, Guiné-Conakry, Mali, Senegal, Somália, Togo, Mauritânia e o Tchad.

Na abertura dos trabalhos, o secretário-geral da AEPD, Hazem Fahmi, enfatizou a importância da cooperação para o desenvolvimento das capacidades de saúde dos países africanos e a formação dos seus quadros.

No final da cerimónia de abertura, a AEPD e o CMG assinaram um memorando de entendimento sobre o quadro geral da cooperação no domínio da formação de quadros da saúde africanos especializados em doenças renais e infecções urinárias, graças à organização de sessões de formação no centro e o envio de médicos do centro para os países africanos.

O memorando também prevê acções para pacientes vindos dos países africanos que beneficiarão dos mesmos tratamentos que os egípcios no centro. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA