Mapa mostra todos os cabos submarinos da internet no mundo

(D.R.)
(D.R.)
(D.R.)

São Paulo – Um mapa criado  pela TeleGraphy, uma analista de mercado de telecomunicações,  em parceria com a Huawei Marine Networks mostra todos os cabos de internet  submarinos que conectam o mundo.

Os cabos submarinos são espalhados por todos os continentes. Eles são cabos de fibra óptica  que servem para que pontos afastados do planeta possam ser conectados. Eles são responsáveis por quase todo o tráfego de dados internacional.

De acordo com Alan Mauldin, da TeleGeograph, 99% das comunicações internacionais são entregues graças aos cabos submarinos. “É uma crença comum de que os satélites são o futuro de como as informações serão enviadas, mas esse não tem sido o caso por muito tempo. (…) A principal vantagem dos cabos é que eles são muito mais baratos. Um satélite é limitado e muito mais caro”, afirma Mauldin em entrevista à CNN.

Ainda de acordo com Mauldin, 75% dos problemas com os cabos são causados por agressões externas. Principalmente atividades humanas como pesca ou por âncoras de navios. Terremotos e deslizamento de areia também podem danificar os cabos.

É graças a esses cabos que áreas longínquas, como a Polinésia Francesa ou as Ilhas Marshall têm acesso à internet.

O uso de cabos não é restrito à internet. No século XIX, o Brasil já era ligado a cidades europeias para comunicações usando cabos submarinos para telégrafo.

O vídeo abaixo, feito pela Seacom, uma empresa africana de cabos submarinos, mostra como eles são instalados:(exame.abril.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA