Malanje: Governador recomenda parcerias para combate à pobreza em Cacuso

Norberto dos Santos, governador de Malanje (Foto: Francisco Miudo/Arquivo)
Norberto dos Santos, governador de Malanje (Foto: Francisco Miudo/Arquivo)
Norberto dos Santos, governador de Malanje (Foto: Francisco Miudo/Arquivo)

O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos ”Kwata Kwata” recomendou segunda-feira as autoridades do município de Cacuso, a 72 quilómetros da sede desta cidade, a buscar parcerias, com vista à prossecução do programa de combate à fome e à pobreza na localidade.

O governador fez essa recomendação durante a visita de constatação aos projectos em curso âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, durante a qual inteirou-se das dificuldades que a administração atravessa.

Segundo Kawata Kanawa, o actual momento que o país vive está a dificultar a inserção e conclusão de vários projectos inscritos no programa integrado de combate à fome e à pobreza em todos os municípios, daí que as administrações municipais devem traçar planos que visam atrair o sector privado a investir em Cacuso.

Na ocasião, o administrador municipal de Cacuso, Tomás Rodrigues, fez saber que o seu pelouro tem traçado um programa de curto prazo de construção de um comando municipal da polícia nacional e a reabilitação da via principal do município, ao longo da estrada nacional 230.

O administrador garantiu para breve a extensão da rede da subestação eléctrica de Cacuso para as comunas de Kizenga, Soqueco e Lombe, bem como a construção de um sistema de abastecimento de água a partir do rio Cacuso.

O programa de combate à fome e à pobreza visa a melhoria da qualidade de vida população, com a construção de infra-estruturas sociais como escolas, hospitais e outras, bem como a implementação de acções socioeconómicas.

No município de Cacuso, Kwata Kanawa testemunhou o início oficial da produção de açúcar, energia e etanol no projecto Biocom, bem como manteve um encontro com as autoridades tradicionais e com membros do aparelho directivo do município.

O município de Cacuso compreende as comunas de Soqueco, Kizenga, Lombe e Pungo-a-ndogo e tem uma população maioritariamente camponesa estimada em mais de 40 mil habitantes.

Cacuso faz parte dos cinco municípios satélites da província de Malanje, dispondo de um potencial económico, agrícola e hídrico sustentável, com destaque para o pólo agro-industrial de Capanda, barragem hidroelectrica de Kapanda e as fazendas Biocom, Pedras Negras, entre outros investimentos de referência nacional. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA