Malanje: Estudantes esclarecidos sobre consequências do uso de drogas

(Foto: Angop)

Malanje – Estudantes da escola de formação de professores de educação física, do Bairro da Cahala, cidade de Malanje, foram esclarecidos sobre o uso de drogas e sua nefastas consequências, durante uma palestra em comemoração do dia mundial de luta contra as drogas assinalada nesta sexta-feira, dia 26 de Junho.

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

Ao dissertar o tema o “uso de drogas e suas nefastas consequências”, o decano da Faculdade de Medicina de Malanje, André Pedro Neto, considerou que o consumo de drogas constitui um grande flagelo mundial e causa prejuízos aos governos e aos Estados, devido a vários factores que originam este fenómeno, os quais são obrigados a intervir.

Disse que as drogas quando são dissimuladas circulam pelo país, por isso há necessidades das autoridades, famílias e instituições porem fim a circulação dessas substâncias, criando medidas de contenção.

Explicou aos estudantes que as drogas provocam efeitos como a violência, assaltos, delinquência, desestruturação familiares, bem consequências na saúde humana, pelo que os jovens devem ser protegidos para não enveredarem por essa prática, numa altura em que são chamados a participarem no desenvolvimento do país.

“As drogas alteram o sistema nervoso do individuo, a condição de saúde e o comportamento social e todas estas alterações provocam um fardo pesado para o país e para o governo”, frisou, acrescentando que hoje o fenómeno droga está a atingir contornos preocupantes para as famílias e para o Estado.

A palestra foi extensiva a membros do governo da província, representantes do centro de informação de medicamentos e toxicologia (Cimetox) de Malanje, ao director adjunto do instituto nacional de lutas contra drogas, da direcção de investigação criminal, entre outros convidados.

A jornada das comemorações do dia mundial da luta contra as drogas, decorre sob o lema “Por uma vida saudável, não ao uso das drogas e da toxicodependente”.

O 26 de Junho foi instituído em 1987, como dia mundial de luta contra as drogas, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com vista ao combate do uso das drogas ilícitas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA