Malanje: Autoridades suspendem entrada de bovinos na província

(DR)
(DR)
(DR)

As autoridades administrativas e sanitárias de Malanje decidiram a suspensão temporária do trânsito e entrada de gados bovino, bem como dos seus derivados e sub-produtos na província, visando prevenir a febre aftosa nos animais e nas pessoas.

De acordo com uma nota da direcção provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, a medida surge devido a um surto de febre aftosa nos bovinos registado em algumas regiões do país, com destaque para as províncias do Cuando Cubango e Cunene, bem como da necessidade de se controlar o actual quadro.

O documento refere que todos os criadores de gabos devem estar informados e informarem com urgência as autoridades sanitárias da província, quaisquer casos da doença em causa, devendo ainda criar condições mínimas que permitem a intervenção dos técnicos de veterinária na vacinação dos seus animais.

Por outro lado, a nota indica que o trânsito de animais para dentro da província, só poderá ser feito com a devida autorização das autoridades sanitárias, como forma de se acautelar determinadas situações.

“Toda e qualquer transgressão às medidas definidas, implicará aplicação de sanções previstas pela Lei da sanidade animal em vigor no país”, acrescenta o comunicado. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA