Mais de 200 empresas pagam impostos via portal do contribuinte

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: Angop)

Mais de 500 empresas estão já cadastradas no portal do contribuinte, uma ferramenta electrónica criada pelo Ministério das Finanças, para facilitar ao contribuinte o pagamento de impostos a partir de casa ou do local de serviço, anunciou em Luanda, o chefe de departamento de cadastros de contribuintes da Administração Geral Tributária (AGT), Ricardo Cavudissa.

Segundo o responsável, que falava à Angop, no final do primeiro dia de trabalhos do seminário sobre a reforma fiscal em curso no país, dirigido a gestores do sector público, mais de 200 empresas, das 500 cadastradas já, efectuam o pagamento dos seus impostos através desta plataforma electrónica.

Ricardo Cavudissa disse terem dado primazia às empresas, mas essa interacção entre Administração Tributária e os contribuintes, via portal, poderá se estende no curto e médio prazos a pessoas singulares.

Para ter acesso ao portal, explica o responsável, o contribuinte tem que ter uma conta bancária num dos bancos comerciais associados ao portal e depois é cadastrado no Ministério das Finanças, inscrição que lhe dá o direito a uma palavra passe.

Através da internet, o contribuinte entra no portal, preenche o formulário do DLI- Documento de Liquidação do Imposto, e depois essa informação transita para o banco em milésima de segundos, para permitir a retirada do dinheiro da conta bancária do contribuinte que ele declarou. Depois dessa operação, é emitido mesmo no portal o Documento de Arrecadação de Receitas (DAR). Essa informação depois vai reflectir-se na repartição fiscal de domicílio do NIF do Contribuinte.

O portal do contribuinte do Ministério das Finanças foi criado no ano transacto, mas apenas agora entrou em operação efectiva, porque se encontrava em testes. (Agora/Expansão)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA