Líderes do Parlamento Europeu reúnem-se de emergência com Juncker

(D.R)

O encontro entre os líderes do Parlamento Europeu e Jean-Claude Juncker arrancará pelas 14:45 (hora de Bruxelas, menos uma em Lisboa).

(D.R)
(D.R)

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e os líderes dos grupos parlamentares vão ter hoje uma reunião de emergência com o presidente da Comissão Europeia para discutir a situação da Grécia.

A situação na Grécia agravou-se, e é agora uma incógnita o que poderá acontecer, depois de Atenas e os parceiros da zona euro terem terminado as negociações no sábado de madrugada perante o anúncio por Atenas de um referendo a 05 de julho às propostas dos europeus sobre o programa de resgate, que termina na terça-feira.

Esta terça-feira expira também o prazo para a Grécia pagar quase 1.600 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o que não deverá acontecer, ficando o país em incumprimento perante este credor.

Perante a perspetiva de pânico generalizado face ao impacto do anúncio do referendo e à perspetiva de ‘default’, a Grécia anunciou que os bancos ficarão fechados nos próximos dias, uma situação que se manterá até dia 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate. Está ainda limitado o levantamento de dinheiro a 60 euros diários. (dn.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA