Huíla: Hospital da Matala busca por novos doadores voluntários

HUÍLA: MARTINHO ANGELINA - DIRECTOR DO HOSPITAL DA MATALA (Foto: Morais Silva)

Matala – O Hospital municipal da Matala, província da Huíla, está a realizar um trabalho de sensibilização da sociedade, no sentido de encontrar novos doadores voluntários de sangue, produto essencial para aquela unidade sanitária, soube hoje (quinta-feira) a Angop.

HUÍLA: MARTINHO ANGELINA - DIRECTOR DO HOSPITAL DA MATALA (Foto: Morais Silva)
HUÍLA: MARTINHO ANGELINA – DIRECTOR DO HOSPITAL DA MATALA (Foto: Morais Silva)

De acordo com declarações do director do hospital municipal da Matala, Martinho Angelina, foi convocado, para sexta-feira, um encontro com as organizações religiosas, associações juvenis, Partidos Políticos, Forças Armadas Angolanas e Polícia Nacional, para incentivá-los a doarem sangue.

Segundo o director, a acção de sensibilização será realizada através de palestras e visa recrutar voluntários para ajudar a colmatar a carência do produto no hospital municipal, desde os últimos meses.

Sublinhou que a falta de uma educação alimentar dos cidadãos tem sido uma das causas de falta de sangue no organismo de um ser humano. “Os cidadãos devem ter educação de que, nas suas refeições, deve sempre haver alimento de protecção, de construção e de manutenção”, realçou.

Fez saber que, de Janeiro a Maio do ano em curso, 299 cidadãos familiares de doentes fizeram transfusões, em que foi possível colher 267 unidades.

O hospital funciona com 184 funcionários, dos quais sete médicos, distribuídos pelas áreas de medicina geral, pediatria, ginecologia obstetrícia, ortopedia e traumatologia, cirurgia geral, estomatologia e de análises clínicas, bem como na testagem do Vih/Sida.

O município da Matala tem 21 unidades sanitárias, entre as quais dois hospitais municipais de referência, sendo um na sede e outro na comuna de Capelongo, para assistir uma população de 243 mil e 938 habitantes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA