Huambo: Programa de concessão de créditos aos jovens continua paralisado

Chefe do departamento da Juventude, Martins Sukete (Foto: Edilson Domingos)
Chefe do departamento da Juventude, Martins Sukete (Foto: Edilson Domingos)
Chefe do departamento da Juventude, Martins Sukete (Foto: Edilson Domingos)

O programa de concessão de créditos aos jovens, criado pelo Ministério da Juventude e Desportos, continua paralisado na província do Huambo, onde nos últimos seis anos foram beneficiados 450 jovens.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, nesta região, o chefe do departamento da Juventude, Martins Sukete, disse que a retoma do programa depende do Ministério e do Banco de Poupança e Crédito, que disponibiliza as verbas aos potenciais empreendedores.

Confirmou que nos últimos dois anos o programa não foi implementado na província do Huambo e apesar de não ter apresentado as razões da interrupção do mesmo, afirmou que a concessão de créditos financeiros aos jovens ainda consta das prioridades do Ministério da Juventude e Deportos, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude.

Entretanto, Matins Sukete informou que a direcção da Juventude e Desportos nesta região continua a trabalhar, em coordenação com o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), na criação de condições materiais e morais, bem como na formação profissional dos jovens.

“Para este ano não temos nada para entregar à juventude, tal como aconteceu nos anos anteriores em que foram distribuídos kits profissionais, mas a instituição tem vindo a incentivar os jovens a promoverem actividades de fomento empresarial no sentido de se cadastrarem no programa crédito jovem, cujas autoridades estão empenhadas para o seu reinício”, explicou.

Disse que entre 2007 a 2013 o programa concedeu créditos no valor de 95 milhões de kwanzas, a 450 jovens agrupados em associações de negócios em quatro dos 11 municípios desta província. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA