Hoje é Dia Internacional de Luta Contra Droga

ESTUPAFACIENTE (LIAMBA) APREENDIDA PELA POLÍCIA NACIONAL (Foto: Angop)

O Mundo comemora hoje, 26 de Junho, o Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.

ESTUPAFACIENTE (LIAMBA) APREENDIDA PELA POLÍCIA NACIONAL (Foto: Angop)
ESTUPAFACIENTE (LIAMBA) APREENDIDA PELA POLÍCIA NACIONAL (Foto: Angop)

Através da resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu observar a data de 26 de Junho como o Dia Internacional da Luta contra o uso Indevido e o Tráfico Ilícito de Drogas, como expressão de sua determinação para fortalecer a acção e cooperação para alcançar o objectivo de uma sociedade livre do abuso de drogas.

Esta resolução recomenda acções com base no informe e conclusões sobre a Conferência sobre o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito.

O tema de 2015 da campanha para celebrar o Dia Internacional da Luta contra o uso Indevido e o Tráfico Ilícito de Drogas é: “Vamos desenvolver – nossas vidas – nossas comunidades – nossa identidade – sem drogas”.

A Declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, sobre a campanha de 2015 é: “Esforços contra o tráfico ilícito de drogas deve estar conectado ao nosso esforço para promover oportunidades através do desenvolvimento equitativo e sustentável. Devemos nos esforçar continuamente para tornar mais forte os fracos e os frágeis.“

A Assembleia Geral das Nações Unidas reconhece que a despeito dos esforços contínuos e crescentes da comunidade internacional, o problema mundial das drogas continua a ser uma séria ameaça à saúde pública, segurança e bem estar da humanidade, especialmente dos jovens, e da segurança e soberania das Nações, e que enfraquece a estabilidade sócioeconômica e estabilidade política e o desenvolvimento sustentável.

Em Angola, o Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD) é a entidade de coordenação e implementação da política geral do Estado em matéria de combate as drogas e as toxicodependências.

Para saudar a data a cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, acolheu no dia 25 de Junho, a primeira conferência provincial sobre drogas, sob o lema “Por uma vida saudável, não ao uso das drogas e toxicodependência”, bem como a queima de diferentes drogas, numa co-realização entre o Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas e o governo provincial do Cuanza Sul. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA