Grécia: turistas estrangeiros ficam isentos de limite para saques

(Foto de ANGELOS TZORTZINIS/AFP)
(Foto de ANGELOS TZORTZINIS/AFP)
(Foto de ANGELOS TZORTZINIS/AFP)

Os turistas estrangeiros na Grécia e qualquer pessoa com um cartão de crédito emitido no exterior não serão afectados pelos controles impostos pelas autoridades gregas para sacar dinheiro nos caixas electrónicos – anunciou o governo na madrugada desta segunda-feira (horário local).

O governo informou também que os bancos ficarão fechados até 6 de Julho e, no caso de cidadãos nacionais, as retiradas estarão limitadas a 60 euros por dia.

As medidas de controle de capitais “não vão se aplicar àquelas pessoas que desejarem realizar transacções e sacar dinheiro com um cartão de crédito emitido em seu país de origem”, disse o governo em nota divulgada para tranquilizar os estrangeiros que visitam o país, ou que pretendem visitar, nesse período de alta temporada.

Intitulada “Feriado Bancário de Curta Duração”, a ordem executiva especifica as medidas em vigor para o período de 28 de Junho a 6 de Julho para as entidades financeiras.

Entre elas, estão o fechamento dos bancos e o limite de 60 euros por dia permitido para saques, devido ao “carácter de extrema urgência e à necessidade imprevista de proteger o sistema financeiro e a economia gregos”. A origem dessas medidas extraordinárias, explica o governo, está na decisão do Eurogrupo de não ampliar o plano de ajuda à Grécia após 30 de Junho. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA