EUA devem economizar mais e investir em infraestruturas, diz ministro chinês

Lou Jiwei (Foto: Bloomberg)
 Lou Jiwei (Foto: Bloomberg)

Lou Jiwei (Foto: Bloomberg)

O ministro da Economia chinês, Lou Jiwei, declarou nesta terça-feira em Washington que os Estados Unidos deveriam investir mais em infraestruturas e estimular seus cidadãos a economizar mais.

“Os Estados Unidos devem aumentar sua poupança e transformar essa poupança em investimentos para dar uma maior contribuição ao crescimento económico mundial”, afirmou em Washington Lou Jiwei.

Na 7ª edição do “Diálogo estratégico e económico” entre Estados Unidos e China, Jiwei teve uma reunião com Jack Lew, secretário do Tesouro americano e com Janet Yellen, presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA).

“Lew disse que China e Estados Unidos representam 40% do crescimento mundial, mas a China aporta cerca de 30% e os Estados Unidos apenas 10%”, informou Jiwei, acrescentando que os Estados Unidos deveriam fazer mais”, durante uma conferencia de imprensa no Tesouro.

Questionado sobre as eventuais consequências de uma futura elevação das taxas de juros Estados Unidos sobre os fluxos de capitais na China, o ministro respondeu que isso teria um impacto limitado sobre a economia chinesa”, já que a balança de conta corrente chinesa não está totalmente liberalizada. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA