EUA: Barack Obama elogia mensagem “forte e clara” do papa sobre clima

(AFP)
(AFP)
(AFP)

O presidente Barack Obama elogiou a mensagem “forte e clara” do Papa Francisco, que pediu nesta quinta-feira em uma encíclica aos líderes mundiais que actuem rapidamente para salvar o planeta, ameaçado de destruição pela mudança climática e o consumismo.

“Admiro profundamente a decisão do Papa para pedir acções contra a mudança climática de forma clara, forte e com toda a autoridade moral que sua posição lhe confere”, disse o presidente dos Estados Unidos.

“Como o Papa Francisco disse eloquentemente esta manhã (quinta-feira), temos a responsabilidade de proteger os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos dos impactos devastadores das mudanças climáticas”, continuou Obama.

O presidente pediu protecção especialmente aos mais pobres, “que são aqueles que têm mais a perder”, com o aumento das temperaturas globais.

Obama disse que pretende abordar a questão directamente com o pontífice durante sua visita à Casa Branca em 23 de Setembro.

Nesta quinta-feira o papa Francisco pediu uma “revolução corajosa” para salvar o planeta, ameaçado pelo consumismo, em sua encíclica sobre o meio ambiente em que acusa o sistema económico e financeiro de afogar os pobres.

Apresentado apenas seis meses antes da cúpula da ONU sobre o aquecimento global, marcada para Dezembro, em Paris, espera-se que este documento influencie a comunidade internacional. (afp.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA