Espanha à espera que Rajoy anuncie remodelação

(D.R)

Governo. Mariano Rajoy, que hoje reúne com a cúpula do Partido Popular, deverá anunciar nova equipa para dar novo fôlego ao partido antes das eleições legislativas de novembro.

(D.R)
(D.R)

As expectativas estão elevadas em Espanha face o iminente anúncio de remodelação no governo liderado por Mariano Rajoy e na liderança do Partido Popular. O primeiro-ministro espanhol deverá comunicar hoje a nova composição da equipa governamental, com a qual espera sair reforçado antes das próximas eleições. Face aos maus resultados eleitorais obtidos pelo partido nas eleições municipais e autonómicas de 24 de maio, Rajoy viu-se forçado a admitir a necessidade de renovar o seu núcleo de confiança no Executivo e também no PP.

Nos últimos dias especulou-se muito sobre a entrada e saída de ministros e hoje será desvendado o segredo que tão bem guarda o chefe do governo. No PP confirma-se que nos últimos dias Rajoy se reuniu com muitas pessoas (ministros e dirigentes do partido) para ouvir opiniões e depois, como é habitual neste líder, terá ponderado muito sobre as mudanças. Um dos nomes que mais se ouve para assumir novas responsabilidades é o de Alfonso Alonso. O atual ministro de Saúde emerge como a figura de mudança do PP. A imprensa espanhola afirma que vai ter um cargo de maior transcendência no governo e no partido.

Entre as incógnitas da remodelação governamental está o lugar que Rajoy vai dar à atual secretária-geral do partido e presidente em exercício de Castela-Mancha, Maria Dolores de Cospedal. O jornal El País assegura que Rajoy lhe ofereceu um ministério, continuar como número dois do PP e reforçar a sua equipa no partido com um coordenador geral de peso político, um novo vice-secretário e uma equipa que comece a trabalhar já na iminente e decisiva campanha eleitoral para as legislativas. (dn.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA