Donald Trump soma-se a 11 republicanos na corrida à Casa Branca (vídeo)

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

Donald Trump, de 69 anos, é o 12.° republicano a lançar-se na corrida à Presidência dos Estados Unidos. O anúncio do empresário e multimilionário aconteceu um dia após o do camarada Jeb Bush e num evento ao estilo de concerto de Rock, realizado em pleno edifício Trump, em Manhattan, Nova Iorque.

Trump compromete-se a devolver a grandeza aos Estados Unidos se conseguir ser o responsável por recuperar a Casa Branca aos democratas e suceder a Barack Obama.

“Estou oficialmente a candidatar-me para o cargo de Presidente dos Estados Unidos e vamos fazer o nosso país grande novamente”, prometeu o empresário, um crítico acérrimo dos líderes norte-americanos, que qualifica como “estúpidos” e “controlados por ‘lobbies’ e interesses especiais”.

Donald Trump, uma figura muito conhecida nos Estados Unidos, em parte pelo seu caráter direto e extravagante, já considerou por diversas vezes avançar com uma candidatura presidencial. Refletiu no assunto, pelo menos, em 1988, 2000, 2004 e 2012. Na última eleição, acabou por apoiar o candidato republicano Mitt Romney.

Donald Trump, que fez fortuna no setor imobiliário, é igualmente proprietário da organização do concurso Miss Universo e produtor do formato de televisão “O Aprendiz”. A revista Forbes avalia a fortuna de Trump em 4,1 mil milhões de dólares (3,64 mil milhões de euros).

Com o anúncio de Donald Trump, as primárias republicanas para a corrida à Casa Branca passam a ter 12 candidatados oficializados. O favorito parece ser Jeb Bush. Filho e irmão mais novo de dois ex-presidentes, Jeb entrou oficialmente na corrida à casa Branca, na segunda-feira, num evento em que esteve acompanhado pelos quatro netos, pelos três filhos, as duas noras, a mulher e a mãe, Barbara Bush, que, aos 90 anos, viajou desde o Texas a Miami para apoiar o filho.

Candidatos confirmados na corrida à Casa Branca
(Fonte New York Times)

Democratas:
– Hillary Rodham Clinton (ex-secrertária de Estado);
– Bernie Sanders (senador);
– Martin O’Malley (ex-governandor de Maryland);
– Lindon Chafee (ex-governador de Rhode Island).
Republicanos:
– Ted Cruz (senador);
– Rand Paul (senador);
– Marco Rubio (senador);
– Ben Carson (neurocirurgião reformado);
– Carly Fiorina (ex-gestora executiva);
– Mike Huckabee (ex-governandor do Arkansas);
– Rick Santorum (ex-senador);
– George Pataki (ex-governador de Nova Iorque);
– Lindsey Graham (senador);
– Rick Perry (ex-governandor do Texas);
– Jeb Bush (ex-governandor da Florida);
– Donald Trump (empresário). (euronews.com)

por Francisco Marques | com LUSA, REUTERS E NEW YORK TIMES

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA