Distrito do Kilamba Kiaxi procura representantes para disputa municipal nos Sábados Académicos

PARTICIPANTES DO CONCURSO SÁBADO ACADÊMICO (Foto: Angop)

Alunos de dez escolas do Distrito Urbano do Kilamba kiaxi participaram sábado na sétima edição do concurso Sucesso Escolar e Mérito Estudantil (Sábados Académicos), um projecto do secretariado do Comité Nacional da JMPLA, com o objectivo de garantir melhor inserção dos jovens na sociedade, para um futuro sustentável baseado no conhecimento científico e patriótico.

PARTICIPANTES DO CONCURSO SÁBADO ACADÊMICO (Foto: Angop)
PARTICIPANTES DO CONCURSO SÁBADO ACADÊMICO (Foto: Angop)

O projecto visa classificar, por via do concurso, os melhores estudantes do II Ciclo do Ensino Secundário, com a avaliação de conhecimentos de Língua Portuguesa, Historia, Matemática e Cultura Geral.

Nesta edição participam alunos dos colégios Emília Nsango, Arco Iris, Bondo Adelina, Nova Joia, Jusiyld e Simão Toco e dos institutos médios De Economia do Kilamba Kiaxi e Politécnico Pascoal Luvalu.

No acto de abertura do concurso, o Secretario da JMPLA no Kilamba Kiaxi, Eduardo Zinga, exortou aos estudantes a não “matarem aulas, porque estudar é um dever revolucionário, estudar é produzir”.

Ressaltou que a sétima edição do concurso Sábados Académicos decorre num ano em se comemora os 40 anos da Independência de Angola, conquistada a 11 de Novembro de 1975 com base na unidade, solidariedade, patriotismo, irmandade e reconciliação nacional.

Eduardo Zinga falou sobre os êxitos alcançados com a Independência, sobretudo com a conquista da paz, nos sectores da saúde e educação, que permitiu a redução do índice de crianças fora do sistema do ensino e da mortalidade infantil e muitos outros benefícios.

O presidente da coordenação da Associação Provincial dos Estudantes no Kilamba Kiaxi, Joaquim André Miguel Dunge, saudou a realização do concurso Sábados Académicos, considerando ser uma iniciativa bastante construtiva do Secretariado Nacional da JMPLA, que “tem mostrado em suas acções uma elevada preocupação com o desenvolvimento intelectual dos estudantes angolanos.

Ressaltou a importância do investimento em recursos humanos como principal vector para crescimento e desenvolvimento de uma nação e do trabalho do Presidente da República para a promoção do Plano Nacional de Formação de Quadros.

“ Caros estudantes os nossos mais velhos cumprem com sucesso as missões que têm e é por está razão que consideramos indispensável o nosso engajamento enquanto estudantes, estando desta forma devidamente preparados para receber o testemunho e dar continuidade no desenvolvimento, bem como na estabilidade política do país”, observou.

Recordou aos jovens a missão que têm de levantar por intermédio da competência o bom nome de Angola nos mais altos padrões mundiais, considerando que este desiderato será possível se enraizarem o espírito de pesquisa, responsabilidade e patriotismo.

Criticou as novas práticas dos estudantes que hoje virou moda como a House Party, Mata Aulas que comprometem o futuro da juventude e consequentemente do país, alertando que hoje o mercado de trabalho firma-se na competência que não se adquire em ambientes impróprios.

No Kilamba Kiaxi esta é a segunda edição. A primeira realizada em 2013 teve como vencedor os alunos do colégio Herinaria Janeth. Os dois primeiros classificados desta edição vão representar o distrito do Kilamba Kiaxi no concurso a nível municipal. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA