Cuanza Norte: Cantora Rosy Silva solicita mais apoios à produção musical

CUANZA NORTE: CANTORA ROSÁRIA DA SILVA (ROSY SILVA). FOTO DINIZ SIMÃO (Foto: Diniz Simão)

Ndalatando – A cantora Rosy Silva, solicitou hoje, quinta-feira em Ndalatando, Cuanza Norte, mais apoios financeiros dos empresários à produção musical na região.

CUANZA NORTE: CANTORA ROSÁRIA DA SILVA (ROSY SILVA). FOTO DINIZ SIMÃO (Foto: Diniz Simão)
CUANZA NORTE: CANTORA ROSÁRIA DA SILVA (ROSY SILVA). FOTO DINIZ SIMÃO (Foto: Diniz Simão)

Em declarações à Angop, a artista disse que está a encontrar dificuldades na captação de recursos para colocar o seu primeiro disco no mercado, apesar dos contactos encetados com empresários da província e outras entidades singulares e colectivas.

Rosy Silva, que é igualmente autora do romance “Totonya”, queixou-se do fraco envolvimento da classe empresarial no Cuanza Norte no apoio às actividades culturais, fundamentalmente na música, que conta com a aderência de muitos jovens.

Referiu que apesar destas dificuldades, a música no Cuanza Norte, em geral, conheceu uma evolução significativa, tendo acrescentando que a falta de apoios tem levado a desistência de muitos artistas.

Pediu as produtoras a auxiliarem os artistas em ascensão no mercado discográfico para que estes possam mostrar o seu potencial artístico e desvendar as potencialidades culturais que a província do Cuanza Norte oferece.

A cantora esclareceu que encontra-se, presentemente, a trabalhar na produção do seu primeiro álbum, ainda sem data de lançamento, devido a dificuldades financeiras.

A obra, cujo número de faixas musicais que irá comportar não foi indicado, será interpretada nas línguas kimbundo e português, no estilo semba e bolero (slow) e vai retratar a vivência e os problemas sociais dos angolanos, fundamentalmente os relacionados com as mulheres, assim como apelos para a boa convivência entre as comunidades.

Saliente-se que a cantora Rosy Silva lançou em princípios deste mês em Ndalatando um max-single promocional intitulado “Wangilenge” em língua nacional kimbundu, que em português quer dizer fugiu-me.

O max single com duas músicas trabalhadas a base do semba e igual número de vídeos-clips,  produzido pela “Massemba Energy”, em Portugal e Inglaterra, visou promover o seu  álbum de estreia, ainda sem data de lançamento.

Rosy Silva é o nome artístico da também escritora Rosária Manuel da Silva, a autora do romance “Totonya”, que nasceu no município de Golungo Alto, Cuanza Norte.

A sua primeira aparição pública como cantora aconteceu em 1988, acompanhada pelo agrupamento musical Os Kiezos, no  programa  Pé no Palco da Rádio Nacional de Angola. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA