Contas: Dívida do PS é a mais elevada entre partidos

(D.R)

Os socialistas contam com o passivo mais elevado entre os partidos com assento parlamentar.

(D.R)
(D.R)

As contas dos partidos políticos relativas ao ano 2014 foram apresentadas à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos e os partidos com assento parlamentar têm dívidas de 34,5 milhões de euros.

O caso mais preocupante é o do Partido Socialista, em que as dívidas representam mais de metade do total das dívidas de todos os partidos. O passivo do partido liderado por António Costa é de 18,8 milhões de euros, uma herança deixada pelos antecessores José Sócrates e António José Seguro.

Apesar de no documento haver uma referência a “outras eleições”, as despesas com as eleições primárias não estão especificadas, assim não se sabe se estarão diluídas em várias rubricas anuais. O jornal i questionou o Partido Socialista sobre esta situação mas não conseguiu obter uma resposta.

Os resultados da maioria dos partidos são, ainda assim, satisfatórios por terem conseguido reduzir os passivos. Os socialistas conseguiram pagar cerca de 10 milhões, sendo que no ano passado a dívida se situava nos 29 milhões de euros. O PSD tem agora um passivo de 10,3 milhões de euros, menos 5 milhões que no ano transato.

CDS-PP e Bloco de Esquerda seguiram o mesmo caminho, contudo, o PCP aumentou o seu passivo, que se situa nos 4 milhões de euros. (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA