Congresso dos EUA incluiu no orçamento armamentos para Kiev

(© flickr.com/ Stephen Melkisethian)
(© flickr.com/ Stephen Melkisethian)
(© flickr.com/ Stephen Melkisethian)

O congresso dos EUA aprovou nesta quinta-feira as rectificações do orçamento militar do país, que incluem o fornecimento de armas letais à Ucrânia, informou o jornal New York Times.

Segundo a publicação, as rectificações, aprovadas pelo senado, contemplam a transferência de equipamentos lançadores de mísseis, sistemas antiaéreos, e munições a Kiev. As propostas orçamentárias norte-americanas condicionam a ajuda à Ucrânia ao fornecimento de armamentos ofensivos. Caso contrário, o executivo não poderá aplicar os 300 milhões de dólares destacados para ajuda militar ao país do leste europeu.

Os EUA oferecem ajuda militar a Ucrânia, mas não fornecem armas letais. A Casa Branca se posiciona contra o fornecimento de armas letais à Ucrânia, argumentando que o fato poderia escalar o conflito em Donbass.

Actualmente a região vive cessar-fogo aprovado em Fevereiro nos Acordos de Minsk. Ainda assim, os dois lados se acusam diariamente de violar a trégua. A ONU informa que já há mais de 4.600 mortos e 15.700 feridos no conflito. (sputniknews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA