Comentadores: RTP poderá deixar de pagar a políticos no ativo

Instalações da RTP (Sede, Estúdios e Museu) (D.R)

O presidente da RTP afirmou hoje que as direções de informação da televisão e rádio está em trabalhar em novas regras para os debates políticos, onde se prevê que “tendencialmente” os políticos no ativo deixem de ser pagos.

Instalações da RTP (Sede, Estúdios e Museu) (D.R)
Instalações da RTP (Sede, Estúdios e Museu) (D.R)

O Conselho de Administração da RTP, liderado por Gonçalo Reis, está a ser ouvido na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação sobre o relatório e contas de 2014 e plano de atividades e orçamento da empresa para este ano.

Em resposta a uma questão do PSD sobre eventuais avenças milionárias de comentadores políticos na RTP, Gonçalo Reis sublinhou que “a decisão sobre debates políticos cabe à direção de informação”, a qual está a preparar um conjunto de medidas nesta área, nomeadamente para que os debates sejam “cada vez mais plurais”.

“Julgo que [a direção de informação] tem conduzido muito bem” este processo, afirmou Gonçalo Reis, sublinhando que esta tem vindo a “reformular a sua política para os debates”, nomeadamente ao “fomentar debates cada vez mais plurais, abertos”, em que “não deve haver políticos sozinhos em espaço de opinião, devem estar em confronto”.

“A política que a direção de informação” está a desenvolver é de “não pagar tendencialmente a políticos no ativo”, disse.

Estes novos princípios, que estão a ser trabalhados pelas direções de informação da televisão e da rádio, serão depois “plasmadas num livro de estilo” da RTP. (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA