China: Presidente José Eduardo dos Santos chega a Beijing

(Foto: Pedro Parente)

Beijing – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chegou às 18:20 em Beijing, 11:20 em Angola, para cumprir uma visita de Estado de três dias à República da China, a convite do seu homólogo Xi Jinping.

(Foto: Pedro Parente)
(Foto: Pedro Parente)

No Aeroporto Internacional de Beijing, o estadista angolano, que se faz acompanhar da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, foi recebido pelas autoridades locais e por representantes do corpo diplomático de países africanos acreditados na China.

De acordo com o projecto de programa que a Angop teve acesso, a actividade do Chefe de Estado angolano neste país inicia na terça-feira com a visita de cortesia ao presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (Assembleia Nacional), Yu Zhengsheng, no grande Palácio do Povo.

Às 17:00 do mesmo dia, José Eduardo dos Santos vai deslocar-se ao Palácio do Povo, onde receberá cumprimentos de boas vindas do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

As honras militares, entoação dos hinos nacionais dos dois países, a passagem em revista às tropas em parada e a fotografia oficial, marcarão os actos protocolares devidos a um Chefe de Estado.

Minutos depois, os dois estadistas manterão um encontro a sós, ao qual se seguirá a troca de discursos que marcarão a abertura das conversações oficias, e posteriormente a assinatura de acordos.

O jantar oficial a ser oferecido pelo anfitrião, que será antecedido de troca de discursos, marcará o fim da jornada do segundo dia de visita do Presidente da República de Angola à China.

Para quarta-feira, a proposto da agenda reserva apenas uma cerimónia de deposição de coroa de flores no Monumento dos Heróis do Povo, seguida de um encontro com o primeiro-ministro da República da China, Li Keqiang.

Na quinta-feira, o estadista angolana desloca-se à cidade de Tianjin, a cerca de 500 quilómetros de Beijing, onde irá visitar a Zona Económica Tecnológica para o desenvolvimento da cidade, devendo regressar à Beijing no mesmo dia.

Finalmente, a manhã de sexta-feira será dedicada ao Fórum Económico China/Angola, altura em que José Eduardo dos Santos poderá conceder algumas audiências a entidades chinesas ligadas a grupos empresariais.

O regresso ao país do mais alto mandatário da Nação angolana está previsto para sábado, dia 13 de Junho, caso não haja alteração ao programa proposto. (portalangop.co.ao)

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA