China: Presidente da República de Angola inteira-se do desenvolvimento de Tianjin

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS VISITA ZONA ECONÓMICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE TIANJIN (Foto: Francisco Bernardo)

Beijing – O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, deslocou-se nesta quinta-feira à Zona Económica Tecnológica de Tianjin, situada a 120 km de Beijing, para se inteirar do grau de desenvolvimento da cidade.

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS VISITA ZONA ECONÓMICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE TIANJIN (Foto: Francisco Bernardo)
PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS VISITA ZONA ECONÓMICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE TIANJIN (Foto: Francisco Bernardo)

O estadista angolano, acompanhado da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, e dos membros da delegação presidencial, viajaram de comboio de alta velocidade, tendo desembarcado na estação local 30 minutos depois.

No local, a comitiva foi recebida pelo presidente do município de Tianjin, Huang Xinguo, com quem trocou impressões sobre assuntos de interesse bilateral, ao mesmo tempo que identificaram as áreas passíveis de cooperação nos mais variados domínios.

Na ocasião, o anfitrião informou que Tianjin, situada a 120 km do centro de Beijing, duas cidades ligadas por cinco auto-estradas e duas linhas férrea de alta velocidade, conta com uma população de 15 milhões de habitantes e alberga centenas de empresas, entre as quais a Tianjin Port e THT, ambas visitadas pela comitiva presidencial angolana.

Huang Xinguo congratulou-se pelo facto de José Eduardo dos Santos ter incluindo, no roteiro da sua visita de Estado à China, uma deslocação ao município que administra, gesto que demonstra, em sua opinião, a importância que José Eduardo dos Santos atribui à cooperação entre Tianjin e Angola.

Afirmou que a visita do Presidente José Eduardo dos Santos marca o início de uma cooperação frutuosa entre Tianjin e Angola, ao mesmo tempo que rejubilou-se pela evolução que este tem conhecido nos últimos anos nos domínios económico e social, bem como o prestígio granjeado em África e no mundo.

Nesta sua quarta visita de Estado à China, José Eduardo dos Santos vai presidir sexta-feira, em Beijing, a sessão de abertura do Fórum Económico, destinado a dar a conhecer aos empresários chineses sobre as vantagens de investir em Angola.

No mesmo dia, o Chefe de Estado angolano deverá depositar uma coroa de flores no Monumento dos Heróis do Povo, na capital chinesa.

Acompanham o Chefe de Estado angolano nesta sua quarta visita oficial de à China, para além da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e os titulares das pastas das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Integram ainda a caravana presidencial, os ministros das Finanças, Armando Manuel, do Comércio, Rosa Pacavira, da Agricultura, Afonso Canga, dos Transportes, Augusto Tomás, das Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ensino Superior, Adão do Nascimento, e da Educação, Mpinda Simão. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA