Cento e quarenta mil livros disponíveis para o Jardim do Livro Infantil 2015

( (Foto: Arquivo/Joaquina Bento)
( (Foto: Arquivo/Joaquina Bento)
(
(Foto: Arquivo/Joaquina Bento)

Cento e quarenta mil livros infantis foram distribuídos no país para suportar a edição 2015 do Jardim do Livro Infantil a ter lugar entre 25 a 28 deste mês, anunciou hoje, terça-feira, em Luanda, o coordenador da actividade, Gabriel Cabuço.

O evento, promovido pelo Instituto das Industriais Culturais (INIC) afecto ao Ministério da Cultura, terá lugar em todo país, com particularidade para as sedes provinciais e municipais.

Em declarações à Angop a propósito dos preparativos do certame, o responsável informou que a capital angolana terá disponíveis na Praça da Independência, local escolhido para o evento, 15 mil livros, número que poderá ser acrescido em função da procura e também da promoção de eventos nas sedes municipais.

Gabriel Cabuço avançou que são no total mais de 40 títulos bibliográficos infantis que estarão ao dispor do público a preços módicos, como forma de incentivar e cultivar nas crianças o gosto pela leitura e amor ao livro.

O programa inclui ainda o lançamento/apresentação de seis novas obras literárias e duas reedições das obras das escritoras Cremilda de Lima, que vai colocar no mercado duas novas obras, Zulinni Bumba, Rosa Pereira, Óscar Alves e Valdemar Sakwesa, este último vencedor da presente edição do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, Pepetela e Roderick Nehone.

O evento, cujo encerramento acontece no dia 28 deste mês, vai ainda congregar outras acções, entre as quais um espectáculo infanto juvenil, o lançamento da gazeta “O Jardim” e de obras de escritores angolanos.

O evento visa o reconhecimento do trabalho dos criadores de obras dirigidas às crianças, particularmente no domínio do livro, sendo também uma forma de reconhecer que o livro é um elemento fundamental no processo de desenvolvimento da criatividade e personalidade da criança, de educação estética, de aquisição de valores morais e de conhecimentos técnicos e científicos, elementos essenciais no processo de desenvolvimento económico e social.

O Jardim do Livro Infantil é um certame de periodicidade anual que comporta um conjunto de actividades de carácter cultural e educativo dirigido às crianças, pais e educadores, tendo como elementos centrais o livro e a leitura.

O Jardim do Livro Infantil acontece em simultâneo em outras capitais de províncias, além de Luanda, e terá, este ano, maior abrangência a nível nacional. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA