Capacitadas dirigentes da OMA para desafios do 6º congresso de 2016

Membro do Comité Nacional da OMA, Luísa Damião (Foto: Lucas Neto)

Um seminário metodológico visando capacitar dirigigentes da Organização da Mulher Angolana (OMA) relativamente aos documentos reitores do 6º congresso da organização foi realizado hoje, terça-feira, no Complexo do Futungo II, em Luanda.

Membro do Comité Nacional da OMA, Luísa Damião (Foto: Lucas Neto)
Membro do Comité Nacional da OMA, Luísa Damião (Foto: Lucas Neto)

Ao falar na ocasião,  a secretária para Informação e Novas Tecnologias, Luisa Damiao, sublinhou que de acordo com a disposição dos estatutos, o congresso deve ser convocado pelo menos com seis meses de antecedência, neste caso fé-lo com 9 meses antes e há todo um processo preparatório que deve chegar ao congresso.

Por sua vez, justivificou a razão pela qual a necessidade de capacitar os dirigentes e responsáveis da organização feminina do MPLA, a todos os níveis sobre as principais matérias que vão reger esta preparação do congresso ou seja o regulamento do próprio processo eleitoral , das comissões nacionais.

Para a secretária para Informação e Novas Tecnologias da OMA, Luisa Damiao , deve-se observar o princípio da renovação e continuidade, pelo que para tal é preciso dotar os dirigentes de todos esses requisitos, afim de que efectivamente o processo  tenha êxito.

Disse igualmente que o seminário abordou as línhas de força sobre as três teses que vão nortear o congresso, estratégias para a inclusão da mulher rural e desenvolvimento comunitário, a família a igualdade de gênero e os resgate dos valores patrióticos éticos, cívicos culturais, morais e patrióticos, com vista apresentar antepadamente na reunião do Comitê Nacional, para ser desenvolvido e estudado da base ao topo, a fim de receber contribuições necessária para fortalecer estas teses, para que chegue neste congresso já com a contribuição de todos os níveis.

Lembrou também que esses temas de índole política, econômica e social são bastantes actuais, como sendo as conquistas das mulheres nós últimos 40 anos de independência.

Participaram do evento, a secretária-geral da OMA, Luzia Inglês “Inga”, o director de Departamento de Organização e Mobilização do Comitê Central do MPLA, membros do Comité Executivo Nacional dessa organização, membros dos secretariados provinciais, coordenadoras adjuntas e convidados. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA