Canada: Embaixador angolano acreditado no Canada

(Bandeira De Angola)

Ottawa – O novo chefe da missão diplomática angolana no Canada, Edgar Augusto Brandão Gaspar Martins, apresentou nesta segunda-feira, na cidade de Ottawa, as cartas que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola naquele país, durante a cerimónia presidida pelo governador-geral do Estado canadiano, David Johnston.

(Bandeira De Angola)
(Bandeira De Angola)

Ao dirigir-se ao diplomata angolano, David Johnston – que é o representante da Chefe de Estado do Canada, a Rainha Elizabeth II – realçou as relações de amizade e de cooperação entre Angola e o Canadá e à assinatura de importantes acordos em diversos sectores.

Salientou que os dois países têm mostrado um interesse crescente em cooperar nos sectores das infra-estruturas, aviação, energia, telecomunicações e no sector do tratamento de água.

David Johnston diz estar convicto que surgirão outras áreas que poderão captar o interesse dos canadianos que têm procurado encontrar formas de igualmente beneficiar das oportunidades de negócio que tem surgido no mercado emergente de Angola.

Disse esperar que a rica experiencia que o diplomata angolano possui sobre a realidade canadiana, fruto da sua anterior missão neste país, venham a ajudar na aproximação entre os dois Estados, cujos laços têm estado a solidificar-se gradualmente com o aumento das trocas comerciais.

“Espero que possamos encontrar as melhores formas de actualizar os nossos cidadãos das possibilidades de investimento nos respectivos países”, adiantou.

Durante o encontro privado que manteve com David Johnston, Edgar Gaspar Martins transmitiu os cumprimentos do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, àquele representante da Rainha Elizabeth II no Canadá.

O diplomata angolano, que se fez acompanhar pela esposa e membros da Missão Diplomática de Angola, salientou ser prioridade do seu mandato a consolidação e o reforço das relações bilaterais entre os dois países.

Edgar Augusto Brandão Gaspar Martins foi nomeado embaixador de Angola no Canadá, em substituição de Agostinho Tavares da Silva Neto, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a 3 de Fevereiro de 2015.

É formado em Relações Internacionais e ingressou nos quadros do Ministério das Relações Exteriores em 1983.

Encontra-se no Canadá desde o dia 15 de Maio último e à sua chegada foi saudado por chefes e representantes das missões diplomáticas africanas acreditadas no Canadá, bem como por funcionários da Missão Diplomática Angolana.

Edgar Gaspar Martins trabalhou, de 2001 a 2006, na missão diplomática de Angola no Canada, como ministro-conselheiro.

Até à data da sua nomeação, exercia o cargo de director dos Recursos Humanos do Ministério das Relações Exteriores de Angola (MIREX).

Com o diplomata angolano, foram acreditados igualmente os embaixadores da Coreia do Sul, Venezuela, Paraguai, Senegal e do Reino do Butão (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA