Cabo Verde acolhe mostra de filmes da Guiné-Bissau

Bandeira de Cabo Verde (DR)
Bandeira de Cabo Verde (DR)
Bandeira de Cabo Verde (DR)

A cidade da Praia acolhe, desde segunda-feira,  uma mostra de filmes da Guiné-Bissau, no âmbito das festividades do 40º aniversário da independência de Cabo Verde, apurou a PANA de fonte da organização.

Em cartaz vão estar seis filmes, quatro dos quais são da autoria de Flora Gomes, o mais conceituado realizador bissau-guineense da atualidade.

Entre as películas que serão exibidas no cinema da parte histórica da capital cabo-verdiana figura  “República de Meninos”, a  mais recente longa-metragem de Flora Gomes, a que se juntam o filme “Os olhos azuis de Yonta”, “Mortu Nega” e “Nha Fala”, este último filmado em Cabo Verde.

Os outros dois filmes, assinados por Sana Na Hada, são “Xime” e “Bissau de Isabel”.

A mostra, que irá decorrer até 4 de julho próximo, véspera da data da proclamação da independência de Cabo Verde, em 1975, é a primeira iniciativa do projeto “Guiné-Bissau em Cabo Verde e Cabo Verde na Guiné-Bissau”.

Este projeto resulta de uma parceria recentemente celebrada entre a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACAV) e o Instituto de Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau com o propósito de levar ao conhecimento mútuo a filmografia de cada um dos desses países que viveram uma luta comum contra o colonialismo português para a independência nacional.

A mostra, patrocinada pela Presidência da República de Cabo Verde e pela Câmara Municipal da Praia,  conta também com o apoio do Consulado da Guiné-Bissau em Cabo Verde, da Associação de Guineenses residentes no arquipélago e da empresa Expo Arte. (panapress.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA