Burundi: Jornalista rwandês detido por “espionagem”

BANDEIRA DO BURUNDI

Bujumbura – O jornalista rwandês Etienne Besabesa Mivumbi está detido desde segunda-feira por “espionagem”, na prisão central de Muyinga, no nordeste do Burundi, na fronteira com o Rwanda, soube quinta-feira a Pana de fonte segura, em Bujumbura.

BANDEIRA DO BURUNDI
BANDEIRA DO BURUNDI

De acordo com a Rádio Nacional do Burundi, citando o procurador da República em Muyinga, Ernest Nduwimana, o jornalista rwandês está detido juntamente com um outro compatriota seu que lhe servia de condutor de moto.

O procurador disse ter em sua posse fotos tiradas pelo jornalista da estação de rádio “Izuba” (sol no idioma local Kinyarwanda) em solo burundês “sem autorização nem credenciando prévios.”

Uma máquina fotográfica equipada de um gravador e as chaves de contacto da moto figuram  entre os objectos apreendidos dos  supostos espiões, de acordo com o procurador que anunciou  a abertura de um inquérito.

A lei  burundesa autoriza uma detenção preventiva de 15 dias.

As autoridades burundesas têm prestado uma atenção particular à fronteira com o  Rwanda desde que os cidadãos  burundeses  começaram, em Abril passado, a fugir  em massa do seu país para se refugiar no vizinho do norte, por medo da insegurança ligada à crise pré-eleitoral no  Burundi. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA