Budapeste: Costa participa no congresso dos Socialistas Europeus

(D.R)

O secretário-geral do PS, António Costa, encontra-se hoje e sábado em Budapeste (Hungria) para participar no X Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), que vai eleger uma nova direção e discutir questões como a criação de emprego e investimento.

(D.R)
(D.R)

No congresso de Budapeste, que junta primeiros-ministros e líderes socialistas e sociais-democratas de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), serão adotadas resoluções sobre três grandes temas, designadamente o combate ao desemprego, a promoção da democracia e a defesa da liberdade contra extremismos.

Um dos pontos altos da reunião de dois dias deste X Congresso do PSE será a escolha, já hoje ao final da tarde, do novo presidente do partido, apresentando-se como candidatos o atual líder, o búlgaro Sergei Stanishev, e o espanhol Enrique Barón Crespo.

Os socialistas europeus formam atualmente a segunda maior família política europeia (depois do Partido Popular Europeu), contando com vários chefes de Estado e de Governo, entre os quais o presidente francês François Hollande e o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, e de personalidades com altos cargos na UE, como o presidente do Parlamento Europeu, Martin Shulz, e a Alta Representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini.

A participação de António Costa no congresso da família socialista europeia ocorre curiosamente no dia em que se assinala o 30.º aniversário da assinatura do Tratado de adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), numa cerimónia realizada a 12 de junho de 1985 no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com a participação do então chefe de Governo Mário Soares, um dos fundadores do PS. (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA