BNA e Banco da Namíbia implementam acordo de conversão monetária

EDIFÍCIO SEDE DO BNA EM LUANDA (Foto: Angop)

O acordo de conversão monetária entre o Banco Nacional de Angola e o Banco da Namíbia entra em vigor a partir de 18 de Junho deste de ano, soube hoje a Angop.

EDIFÍCIO SEDE DO BNA EM LUANDA (Foto: Angop)
EDIFÍCIO SEDE DO BNA EM LUANDA (Foto: Angop)

Segundo um comunicado do BNA, a medida resulta do acordo celebrado entre os dois bancos centrais, em Setembro de 2014, cuja data inicial de vigência, Março de 2015, foi protelada como o objectivo de se garantir a finalização dos trabalhos preparatórios relativos á aplicação do acordo.

O acordo entre as duas instituições, refere a nota de imprensa do BNA, facilitará a conversão recíproca das moedas nacionais da República de Angola e da República da Namíbia, nas cidades fronteiriças de Oshikango e Santa Clara.

Com a implementação do acordo, qualquer kwanzas para dólares namibianos em qualquer naco comercial ou casas de angolano em viagem para a cidade de Oshikango, Namíbia, poderá converter legalmente câmbios em Oshikango. De igual modo, o cidadão namibiano poderá converter legalmente dólares namibianos para kwanzas, em qualquer banco comercial ou cãs de câmbio em Santa Clara à taxa de câmbio do dia aplicável.

Pretende-se com a aplicação do presente acordo, melhorar as actividades comerciais e, consequentemente, as relações económicas entre os dois países.

O Banco Nacional de Angola é o Banco Central de Angola, sendo o único responsável pela política monetária do país. A sua sede localiza-se na Avenida 4 de Fevereiro, na capital, Luanda. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA