Bié: Feitos Simione Mucume serão retratados em obra literária

ÁLVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR DA CULTURA (Foto: Leonardo Castro)

Cuito – Os feitos do comandante das Forças Armadas Angolanas (FAA), Simione Mucume, tombado em combate na vila do Andulo aos 23 de Outubro de 1999, serão retratados em obra literária.

ÁLVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR DA CULTURA (Foto: Leonardo Castro)
ÁLVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR DA CULTURA (Foto: Leonardo Castro)

Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o director provincial da cultura no Bié, Álvaro Tchimboto Alves, avançou que a obra é de autoria do jornalista da Emissora Provincial da Radiodifusão Nacional de Angola do Bié, Francisco Paulino Dias “Fany”, intitulada “os filhos da guerra do Cuito”.

O respponsável informou que a obra será lançada dia 10 de Julho, no centro cultural doutor António Agostinho Neto.
Segundo o responsável, a obra retrata, entre vários aspectos, os momentos vivenciados pelos munícipes do Cuito durante o conflito armado.

A obra, realça a fonte, vai de certa maneira contribuir no resgaste dos valores culturais e patrióticos, defendendo a necessidade de se perpetuar a memória de Simione Mucume, para servir de exemplo a sociedade actual, com destaque para a juventude.

Álvaro Chimboto Alves considera Simione Mucume como uma figura proeminente, carismática, com qualidades raras, que em defesa da pátria e da garantia de uma nova e sadia geração não mediu esforços, dando a sua própria vida em prol da paz, liberdade e justiça social.

“É um herói pelos exemplos incríveis que demonstrou, particularmente no teatro das operações militares. Era amante da paz e exemplo de humanismo pela forma como sonhava o futuro desse país “destacou”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA