Bengo: Lançado programa de fomento da aquicultura no Bengo

Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto em declarações à imprensa na província do Bengo (Foto: Foto cedida)
Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto em declarações à imprensa na província do Bengo (Foto: Foto cedida)
Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto em declarações à imprensa na província do Bengo (Foto: Foto cedida)

Um projecto de fomento da aquicultura na localidade da Ibêndua, município do Dande, foi lançado nesta quarta-feira pela ministra das pescas, Victória de Barros Neto, em acto testemunhado pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda.

O projecto que beneficiará, numa primeira fase, 56 ex-militares e membros da comunidade está subdividido em oito cooperativas com sete beneficiários cada.

Instalada numa área de um hectare, o projecto contempla seis tanques de engorda de 200 metros quadrados cada e com uma profundidade de 1,50 metros.

Com um ciclo anual de produção de 5 a 6 meses, o projecto terá uma produção estimada em três toneladas de pescado e um rendimento estimado em um milhão de Kwanzas por modelo de seis tanques que consumirá cerca de 150 sacos de ração.

O programa compreende ainda uma área agrícola, tanque de decantação, jango de apoio, motobomba e uma zona de transformação e processamento do pescado.

Na localidade da Ibêndua, a ministra das pescas procedeu a entrega de kits para construção de tanques de engorda para o fomento da produção de cacusso e bagre.

Na ocasião, a governante disse que o programa permitirá o fomento da piscicultura na localidade da Ibêndua, incentivar o associativismo e cooperativismo, através de instalações de tanques de reprodução e comercialização do pescado.

No Bengo, Victória de Neto manteve um encontro com o governador provincial João Bernardo de Miranda e visitou as instalações da direcção local das pescas e o projecto de investimento privado LN2 da aquicultura, na localidade do Lembeca, município do Dande.

No prosseguimento da sua visita de dois dias de trabalho ao Bengo, a ministra desloca-se nesta quinta-feira ao município do Ambriz, onde visitará as instalações da Fibramar, na localidade do Yembe, as salinas de Capulo e da Natércia e Filhos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA