BCE decide se fecha a torneira que tem mantido a banca grega à tona de água

(euronews.com)

O Banco Central Europeu (BCE) pode decidir fechar a torneira do financiamento de emergência, que tem mantido a banca grega à tona de água, dada a incerteza sobre a continuidade da Grécia no euro.

(euronews.com)
(euronews.com)

Na reunião de urgência deste domingo, os responsáveis do BCE decidem se continuam a manter a banca helénica “ligada à máquina” apesar da rutura das negociações entre Atenas e os credores internacionais.

Receando o controlo de capitais ou mesmo o fecho temporário dos bancos já esta segunda-feira, os gregos vão levantando o dinheiro que conseguem. Milhares de milhões de euros saíram das contas gregas nas últimas semanas e estão a ser guardados “debaixo do colchão” enquanto a situação não se define.

O governo de Atenas não aceitou as últimas propostas dos credores e o Parlamento aprovou a realização de um referendo sobre o tema, que foi agendado para o próximo domingo, 5 de julho, já depois de terminar o plano de resgate, na terça-feira, dia em que a Grécia é suposto reembolsar só ao FMI mais de 1500 milhões de euros.

A consulta popular foi aprovada com 178 votos a favor e 120 contra. O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, exortou os gregos a categoricamente dizerem “não” ao que classifica de “ultimato” dos credores internacionais. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA