Basquetebol: Campeão é encontrado de forma inédita

Jogo entre Petro de Luanda e Libolo (Foto: antonio Escivao)
Jogo entre Petro de Luanda e Libolo (Foto: antonio Escivao)
Jogo entre Petro de Luanda e Libolo (Foto: antonio Escivao)

Pela primeira vez na história do basquetebol nacional o vencedor do campeonato sénior masculino será encontrado no sétimo jogo de um Play off, método de disputa da fase final “reimplantado” esta época, após oito anos da sua última edição.

A decisão é entre o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo, equipas que no derradeiro momento da prova se mostraram mais capazes, deixando para trás as congéneres do Atlético Sport Aviação (ASA) e 1º de Agosto.

Implementado pela primeira vez na época 1999/2000, ano em que os petrolíferos arrebataram o ceptro ganhando a série por (4-0) ao 1º de Agosto, os Play off tinham como registo máximo seis partidas, sendo que em três ocasiões (2000, 2001 e 2004) os “militares” superaram o “arqui-rival” por 4-2.

Na estreia, ainda sob comando técnico de Vlademiro Romero, a formação do “eixo-viário “humilhou” por convincentes (4-0) os “rubro-negros”, então treinados pelo luso-guineense Mário Palma, que em 2003 se desforraram com igual desfecho.

O último Play off tinha sido na época 2005/2006 e foi ganho pelos “agostinos” por 4-1 sobre o Interclube, na segunda final entre ambos neste sistema, depois do 4-0 em 2002, também a seu favor.

De lá pra cá, em duas ocasiões sagrou-se vencedora a equipa que mais pontos somou no sistema todos contra todos, enquanto noutras seis o título nacional foi disputado entre as quatro melhores classificadas da última fase, no sistema “final four”, em que também se tornou campeã a que maior pontuação obteve.

Petro e Libolo venceram três partidas cada com os seguintes resultados: 1º jogo: Petro-Libolo (100-95); 2º jogo Petro-Libolo (95-100); 3º jogo Libolo-Petro (99-81); 4º jogo Libolo-Petro (89-90); 5º jogo Petro-Libolo (77-78) e 6º jogo Libolo-Petro (88-96). (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA