Azawad anuncia intenção de assinar acordo de paz no Mali

(D.R)
(D.R)
(D.R)

O representante dos rebeldes da Coordenação dos  Movimentos de Azawad (CMA) do norte do Mali, Bilal Ag Chérif,  anunciou na  sexta-feira, em Argel, que a CMA vai assinar a 20 de junho, em  Bamako, o acordo de paz e de reconciliação no Mali.

“Se as coisas correrem bem, vamos assinar a 20 deste mês o acordo de paz na capital maliana”, disse Chérif, que falava à imprensa após uma reunião sobre a aplicação do acordo.

Por seu lado, um dos porta-vozes da CMA, Mohamed Ramadan, expressou o seu otimismo em relação ao retorno da paz e da estabilidade no norte do Mali devido aos esforços da  mediação internacional alargada sob a direção da Argélia.

A equipa de mediação integra, além da Argélia, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana, a ONU, a União Europeia, a Organização  da Cooperação Islâmica, o Burkina Faso, a Mauritânia, o Níger, o Tchad, os Estados Unidos e  França.

Inicialmente, a CMA recusou-se a assinar o acordo rubricado a 15 de maio  último pelo Governo maliano  e por outros movimentos rebeldes, exigindo a consideração das suas propostas e modificações  propostas ao texto do acordo de paz e reconciliação. (panapress.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA