Associação realiza acção formativa para repórteres comunitários em Cacuaco

JORNAIS (Foto: Lucas Neto)

Quarenta repórteres comunitários participam a partir de hoje em uma acção formativa no município de Cacuaco, cerca de 18 quilómetros, ao Norte de Luanda, sob a égide da Associação para a Promoção do Desenvolvimento Endógeno das Continuidades de Base (APRODEC).

JORNAIS (Foto: Lucas Neto)
JORNAIS (Foto: Lucas Neto)

Em declarações à Angop, o presidente da agremiação filantrópica, Geraldo Basílua, disse que os formandos vão abordar temas sobre como elaborar matérias para o periódico que retrata a vida das comunidades e dos projectos gizados pelas administrações locais em prol do desenvolvimento das comunidades.

Acrescentou ainda que, da acção formativa, com duração de quatro dias, participam repórteres dos municípios de Cacuaco, Cazenga e do distrito urbano de Sambizanga dos jornais comunitários Voz de Cacuaco, Inforsambila e Ecos do Henda.

Geraldo Basílua afirmou que no fim os formandos vão produzir uma edição de estágio, diversificando as fontes de informação para dar a possibilidade das comunidades conhecerem os projectos do Governo nas respectivas áreas de residência.

Infirmou ainda que, os periódicos Voz de Cacuaco, Ecos do Henda, Inforsambila existem há mais de 10 anos e são comercializados por 100 Kwanzas com uma periodicidade quinzenal, mas actualmente tem enfrentado dificuldades financeiras para os custos de produção de mil exemplares cada periódico.

O projecto da acção formativa que conta com o apoio do Programa de Apoio aos Autores não Estatais, é um programa do Ministério do Planeamento apoiado pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento, através da Comissão Europeia e do apoio institucional da administração municipal de Cacuaco e a APRODEC. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA