Ler Agora:
África do Sul: Presidente interina da RCA explica situação no seu país ao ministro angolano da Defesa
Artigo completo 3 minutos de leitura

África do Sul: Presidente interina da RCA explica situação no seu país ao ministro angolano da Defesa

Joanesburgo – A Presidente interina da República Centro-Africana (RCA), Catherine Samba Panza, concedeu hoje, em Joanesburgo, África do Sul, uma audiência ao ministro angolano da Defesa, João Gonçalves Lourenço, a quem explicou o ponto da situação do processo de paz e segurança, assim como o momento político e humanitário reinante no seu país.

JOÃO LOURENÇO (CENTRO), RECEBIDO PELA PRESIDENTE INTERINA DA RCA, CATHERINE SAMBA PANZA (À DIR.), EM JOANESBURGO (Foto: Angop)

JOÃO LOURENÇO (CENTRO), RECEBIDO PELA PRESIDENTE INTERINA DA RCA, CATHERINE SAMBA PANZA (À DIR.), EM JOANESBURGO (Foto: Angop)

A audiência ocorreu antes da 25ª Sessão Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União  Africana, que vai decorrer nos dias 15 e 16 deste mês, em Joanesburgo, onde o titular da pasta da Defesa Nacional vai participar, em representação do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Abordada pela imprensa, à saída do encontro com a Presidente Catherine Samba Panza, João Lourenço referiu que ouviu da sua interlocutora questões fundamentais ligadas às conclusões do Fórum de Bangui realizado recentemente na RCA.

O Fórum de Bangui segundo, o ministro angolano, tomou decisões importantes, nomeadamente a do acantonamento das forças rebeldes na República Centro-Africana, o que vai permitir a realização das eleições num ambiente de segurança.

“Este é um processo que tem conhecido sérias de dificuldades e são essa dificuldades que a Presidente Catherine Samba Panza procurou transmitir ao seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, através da minha pessoa”, esclareceu João Lourenço, em Joanesburgo desde sexta-feira.

O governante angolano informou ainda que Catherine Samba Panza explicou que o Fórum de Bangui decidiu ainda estender o período de transição (mandato da presidente da RCA) até final de Dezembro deste ano e é sua intenção fazer tudo ao seu alcance para que tal seja cumprido.

Angola, na pessoa do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, detém a presidência em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL e tem prestado ajuda a RCA, promovendo encontros com a presidente Catherine Samba Panza, com o objectivo de as partes em conflito darem por fim as divergências quer políticas quer religiosas de forma pacífica através do diálogo.

A 18 de Maio a Presidente Catherine Samba Panza, à margem da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, realizada em Luanda, manteve um encontro com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a quem agradeceu o apoio por este prestado no processo de pacificação do seu país.

Fazem parte da CIRGL Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »