Àfrica do Sul: Moçambique e São Tomé e Príncipe reactivam cooperação

(D.R)

Sandton, África do Sul – Um acordo foi assinado no sábado entre Moçambique e São Tomé e Príncipe para reactivar as relações de cooperação entre os dois países e povos, noticiou domingo à Agência de Informação de Moçambique (AIM).

(D.R)
(D.R)

À margem da 25.ª Cimeira da União Africana (UA),  que  decorre  em Sandton,  na África do Sul, os dois países assinaram um acordo para formar uma Comissão Mista de Cooperação.

Este acordo surgiu mais de 30 anos depois de os dois países terem assinado o Acordo Geral de Cooperação, em 1981, e inclui, sobretudo, as áreas da Educação e Saúde, particularmente a formação de quadros santomenses em diversas instituições moçambicanas.

A formação deverá ser dada a enfermeiros, médicos, pessoal de aviação civil e comunicação social.

Actualmente estima-se  que em mais de 50 são-tomenses  estudam em Moçambique.

Como justificação para a demora na reactivação das relações, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Manuel dos Ramos, lembrou as transformações politicas nos dois países e a necessidade de consolidar os seus processos democráticos.

O documento foi rubricado pelo ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi,  e por Manuel dos Ramos. (portalangop,co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA