África: Continente foi 2º destino mundial de investimento estrangeiro em 2014

MAPA DE ÁFRICA (Foto: Angop)

Nova Iorque – A África é o segundo destino do mundo em investimento estrangeiro, o que permitiu a criação de uma quantidade recorde de empregos no continente no ano passado, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira pela consultoria EY (Ernst & Young).

MAPA DE ÁFRICA (Foto: Angop)
MAPA DE ÁFRICA (Foto: Angop)

O continente atraiu 17,1% dos investimentos estrangeiros directos no mundo em 2014, contra 7,8% em 2013.

Em primeiro lugar vem a região da Ásia-Pacífico, segundo o EY.

Os capitais investidos directamente em África em 2014 chegaram a 128 biliões de dólares, o que representa uma alta de 136% em comparação a 2013, informa o estudo publicado em Nova Iorque.

O principal destino foi a África do Norte, especialmente Marrocos e Egipto, que contam com os projectos de ampliação do canal de Suez, do metro do Cairo, da modernização das linhas férreas egípcias e da construção de instalações portuárias.

Em geral, a maioria dos recursos foi dirigida a mega-projectos. Em média, foram injectados 174,5 milhões de dólares por projecto em 2014, contra os 67,8 milhões de dólares em 2013.

Segundo o EY, criaram-se 188 mil e 400 empregos no continente, uma alta de 68% num ano.

Grande parte dos fundos provém de investidores dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Alemanha, China, Índia e Espanha, e também da África do Sul. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA