Administradora adjunta afirma que em Icolo e Bengo compromissos da criança estão assegurados

MARGARIDA PEDRO - ADMINISTRADORA ADJUNTO DE ICOLO BENGO (Foto: Lucas Neto)

Icolo e Bengo – A administradora municipal adjunta para esfera política e social de Icolo e Bengo, em Luanda, Margarida Pedro, afirmou que os 11 compromissos da criança estão cada vez mais protegidos, pois as várias instituições locais tem estado a prestar maior atenção aos direitos dos menores.

MARGARIDA PEDRO - ADMINISTRADORA ADJUNTO DE ICOLO BENGO (Foto: Lucas Neto)
MARGARIDA PEDRO – ADMINISTRADORA ADJUNTO DE ICOLO BENGO (Foto: Lucas Neto)

A responsável que falava à imprensa no âmbito das comemorações do dia da criança africana, assinalado terça-feira, assegurou que as várias instituições do Estado, como as direcções municipais da Educação, Saúde, Loja de Registos e Serviços notariais, entre outras, estão a prestar uma maior atenção aos direitos da criança.

Em comemoração deste dia realizou-se no Centro cultural Agostinho Neto, um encontro de confraternização tendo congregado mais de 500 crianças provenientes das cinco comunas que compõem a municipalidade.

A convivência das crianças naquela instituição cultural, localizado na vila de Catete, sede do município, consubstanciou-se na declamação de poesias, canções infantis, danças, teatro e outras brincadeiras.

O Dia da Criança Africana é celebrado todos os anos a 16 de Junho em memória às crianças negras do Soweto que, neste dia, em 1976, saíram à rua para protestar a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.

A data foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração dos Direitos da Criança e  em 1990 se tornou dia internacional. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA