Actividade presidencial marca semana política

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS RECEBE EM AUDIÊNCIA EMBAIXADOR DA CHINA EM ANGOLA GAO KEXIANG (Foto: Fransisco Miudo)

A actividade do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, orientada pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, constituíram o destaque do noticiário político da Angop, nos últimos sete dias.

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS RECEBE EM AUDIÊNCIA EMBAIXADOR DA CHINA EM ANGOLA GAO KEXIANG (Foto: Fransisco Miudo)
PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS RECEBE EM AUDIÊNCIA EMBAIXADOR DA CHINA EM ANGOLA GAO KEXIANG (Foto: Franscsco Miudo)

Durante a semana, o Chefe de Estado recebeu o embaixador da China em Angola, Gao Kexiang, com quem analisou o estado das relações bilaterais e o grau de preparação da sua visita àquele país asiático, prevista para a próxima semana.

O Chefe de Estado recebeu também o representante especial do Presidente russo para os Assuntos Africanos e Médio Oriente, Mikhail Bogdanov, com quem abordou questões ligadas à cooperação entre Angola e Rússia.

Já a 5ª Sessão Ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros analisou questões de carácter social, entre as quais um documento do Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial e de departamentos ministeriais do sector social, ligados ao painel de indicadores e mapa de acompanhamento dos principais projectos.

Os referidos projectos estão ligados aos ministérios da Ciência e Tecnologia, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, da Cultura, da Juventude e Desportos e da Família e Promoção da Mulher.

O encontro serviu ainda para discutir documentos do grupo técnico de apoio à Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, relacionados com o memorando sobre o levantamento das necessidades de professores e profissionais de saúde em Angola.

Apreciou ainda a proposta de cronograma para a execução de acções previstas no mapa de acompanhamento das deliberações e recomendações do Conselho de Ministros e das suas comissões especializadas, com impacto no sector social.

Analisou o documento do Ministério do Ensino Superior, relativo ao memorando informativo sobre o processo de avaliação e acreditação de cursos de graduação e pós-graduação ministrados ou requeridos pelas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Nos últimos sete dias, fez também destaque a visita do presidente da Assembleia Popular da República da Guiné Bissau, Cipriano Massamá, com vista a troca de experiências no domínio parlamentar.

Cipriano Massamá manteve um encontro com o seu homólogo angolano Fernando da Piedade Dias dos Santos, com vista a passar em revista questões ligadas à cooperação parlamentar, aproveitando a ocasião para pedir desculpas ao povo angolano pelos acontecimentos de 12 de Abril de 2012.

O parlamentar referiu-se à retirada forçada dos efectivos das Forças Armadas e Polícia Nacional, que integraram a Missão Militar Angolana na Guiné Bissau (Missang), na sequência de divergências criadas pelas chefias das forças armadas daquele país.

Por outro lado, apelou o apoio do parlamento angolano para o reforço da capacidade institucional, formação e capacitação dos deputados, introdução de novas tecnologias e obtenção de meios logísticos.

Ainda no capítulo do Poder Legislativo, fez destaque a Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, que aprovou a agenda das duas próximas reuniões plenárias, que terão como destaque a Aprovação Final Global da Conta Geral do Estado 2013.

Nesta semana, o ministro da Defesa de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, efectuou uma visita de trabalho de três dias ao país, com vista a incrementação das relações bilaterais na área de defesa.

De igual modo, a representante especial do ministro das Relações Exteriores para Assuntos das Nações Unidas do Reino dos Países Baixos, Bahia Thazib-Lie, efectuou uma visita ao país, no quadro das consultas políticas que pretende manter com o Executivo.

Outro assunto de destaque foi a 40ª Reunião Ministerial do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas para a Segurança (UNSAC) na África Central, que aprovou as propostas dos peritos que prepararam o encontro.

O Seminário Nacional sobre Marketing Político, promovido pelo MPLA, para capacitar os quadros do partido, também fez destaque.

O evento abordou temas como “a importância do marketing político na gestão integrada da política”, “imersão total em marketing político eleitoral”, “gestão de campanhas eleitorais”, “organograma eleitoral”, “planeamento estratégico em marketing político”, “pesquisas político eleitorais”, assim como a “comunicação política nas redes sociais” e “propaganda e contra propaganda”.

Nesta semana que hoje termina, constituiu ainda destaque o 22ª aniversário da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), órgão operacional do Comando Geral da Polícia Nacional, comemorado em todo o país, com várias actividades. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA