Abordado orçamento dos Jogos da Região Cinco “Benguela2016”

GONÇALVES MUANDUMBA - MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS (Foto: Pedro Parente)

Nove bilhões, 506 milhões, 227 mil, 496 kwanzas e 42 cêntimo é o orçamento previsto para os VII Jogos da Região Cinco do Conselho dos Desportos da União Africana, que Angola irá albergar de 4 a 15 de Dezembro de 2016, na província de Benguela.

GONÇALVES MUANDUMBA - MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS (Foto: Pedro Parente)
GONÇALVES MUANDUMBA – MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS (Foto: Pedro Parente)

Segundo o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que confirmou a informação no término da primeira reunião da Comissão Organizadora, realizada nesta segunda-feira, na Galeria dos Desportos, em Luanda, trata-se de valores que carecem ainda de análise posterior.

Em entrevista a imprensa, explicou não haver ainda um orçamento aprovado e que parte considerável do valor proposto consta já do Produto Interno Bruto (PIB), numa acção em que se vai contar com parcerias público-privadas para diminuir os encargos do estado.

“Estamos a negociar com parceiros privados na questão dos equipamentos desportivos, na gestão da Vila Olímpica e dos Jogos no que tange aos equipamentos e restauração para diminuir o peso do Estado”, reiterou, acrescentando que estarão em Benguela cerca de 2.500 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes.

Quanto aos objectivos desportivos da competição para atletas com até 20 anos de idade, afirmou que a meta é a melhoria do terceiro lugar do quadro geral de medalhas obtido em 2014, no Zimbabwe, e que a aposta será feita, sobretudo, nas modalidades individuais, citando como exemplo o atletismo, o boxe e atletismo adaptado.

A reunião de preparação da competição, antes denominada “Jogos da SADC”, serviu, segundo o titular do pelouro, para a primeira abordagem do plano de actividade, do orçamento, do calendário de reuniões e clarificação da responsabilidade de cada um dos sectores que integram o Comité Organizador, criado por despacho Presidencial.

Integram o Comité Organizador, os Ministérios da Comunicação Social, Finanças, Relações Exteriores, Interior, Hotelaria e Turismo, Transportes, Energia e Águas, Saúde, Urbanismo e Habitação, Educação, Cultura, Secretário de Estado dos Desportos, Secretário Para os Assuntos Sociais do Presidente da República e Governador da província de Benguela. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA