Abertura da 9ª edição do Jardim do Livro Infantil marca semana da Educação&Cultura

(Foto: Angop)

A inauguração da 9ª edição do Jardim do Livro Infantil, quinta-feira, na Praça da Independência, em Luanda, pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, marcou o noticiário da Educação&Cultura, na semana que hoje, sábado, termina.

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

A governante disse, na ocasião, que a festa do livro infantil é uma oportunidade excepcional que se tem para se desenvolver acções que reportem os factores da identidade nacional.

Durante a actividade, que encerra domingo, foi já entregue o prémio Jardim do Livro Infantil, lançamento da reedição do livro “As aventuras de Ngunga”, do escritor Pepetela, e da gazeta “O Jardim nº 9”, bem como um espectáculo de variedades.

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais, instituição afecta ao Ministério da Cultura, disponibilizou 140 mil livros para o país, sendo que Luanda recebeu, numa primeira fase 15 livros infantis diversos.

O Jardim do Livro Infantil está a acontecer em simultâneo nas 18 capitais de províncias e este ano tem maior abrangência a nível nacional.

Outro dos destaques, dos últimos sete dias, foi a recepção que tiveram, quarta-feira, os membros da organização do Angola Music Awards e STP Music Awards, Daniel Mendes e Wuando Castro de Andrade, respectivamente, por parte do presidente da República de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa.

O encontro de cortesia aconteceu no Morro da Trindade, residência oficial do Chefe do Estado de São Tomé e Príncipe e permitiu aos organizadores do concurso “STP Music Awards by Unitel Olá Mundo” apresentar detalhadamente o projecto e convidar o presidente a estar presente na gala da actividade acontecer no dia 4 de Julho, deste ano, no Palácio dos Congressos.

Além da apresentação do projecto do concurso STP Music Awards, foi também abordada a preparação dos PALOP Music Awards que será lançado em 2016 pelos organizadores dos Music Awards dos de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A divulgação, quinta-feira, em Luanda, dos nomes dos quatro concorrentes que vão representar Angola nas 5ª Olimpíadas de Matemática da CPLP, a decorrer de 20 a 26 de Julho deste ano, na cidade da Praia, Cabo Verde, foi outra das manchetes da semana.

Tratam-se dos estudantes Carlos Bruno Queiroz da Cruz e Jovenal António Laurindo, ambos de Luanda, Ambrósio Francisco Domingos, de Malanje, e David da Piedade Periquito Noy, representante da província do Cuanza Sul.

A prova das semi-olimpíadas decorreram sob lema“Unamo-nos em torno da matemática para resolver os problemas da sociedade” com a participação de representantes das províncias de Benguela, Bengo, Huíla, Namibe, Malanje, Luanda e Cuanza Sul.

Foi ainda destaque na semana a realização sexta-feira, em Luanda, do primeiro espectáculo do Show do Mês infantil cantado por adultos.

Num conjunto de dois espectáculos, em alusão ao mês de Junho, dedicado à criança, o projecto Show do Mês homenageou os menores com uma actividade de música infantil, na qual foram recordados os maiores sucessos das décadas de 1980 e 1990.

Músicos como Lucas de Brito “Maya Cool”, Ângelo Ramos “Ângelo Boss”, Gersy Pegado, Berenice Rocha “Nicinha”, Alfredo Hossi, Alberto de Matos, Joseca, entre outros, recordaram os tempos em que animavam os adolescentes com temas sobre a paz, amor, educação cívica e académica.

Canções como “A mangonha”, “Wassamba”, “Frutos Silvestres”, “Menina sentada na areia a cantar”, “Albina”, “Muringa”, “Serra da Leba” fizeram parte do reportório, que levou a plateia numa viajem ao passado, criando um sentimento nostálgico.

Músicas do cantor Mamborró (falecido) como “Olha aquele que vem ai”, “Guida”, entre outros sucessos também foram bastante aplaudidos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA