A importância do sonho grande na vida do empreendedor

KIESSE CANITO Gestor de Empresas (Foto: D.R.)
KIESSE CANITO Gestor de Empresas (Foto: D.R.)
KIESSE CANITO
Licenciado em Empresas
(Foto: D.R.)

O mundo é movido a sonhos. Se observarmos a história da humanidade, veremos que as grandes transformações sociais, políticas, a criação de grandes obras de arte, as descobertas científicas e outros feitos notórios trazem consigo o sonho de alguém.

O mundo empresarial não foge a esta ‘regra’, isto é, grandes empresas que hoje são tremendamente admiradas tiveram a sua génese no sonho de um empreendedor. Em alguma fase da vida, os grandes empreendedores que conhecemos sonharam realizar alguma coisa, visualizaram-se a si próprios gerindo o seu negócio, trabalhando por uma causa, melhorando as condições de vida das suas famílias e do seu país.

A partir daí, com muita determinação e perseverança, superaram as dúvidas, os medos e ousaram transformar os seus sonhos em realidade, criando grandes empresas. Estes empreendedores entenderam que sonhos sem disciplina servem para produzir pessoas frustradas, por isso transformaram os seus sonhos em metas específicas, mensuráveis e relevantes. Para se certificarem de que iriam conseguir alcançar as suas metas, eles dimensionaram os recursos (ex.: financeiros e humanos) analisando os que possuíam e os que necessitariam de adquirir para cumprir cada etapa.

Procuraram também administrar bem o tempo, de modo a manterem-se focados em tarefas que contribuíssem significativamente para a realização dos seus sonhos. Dar início ao um negócio próprio exige muito trabalho, longas horas de dedicação e muita energia emocional.

A hipótese de fracasso nos negócios é uma ameaça permanente aos empreendedores, ninguém gosta de falhar, mas essa é sempre uma possibilidade para alguém que inicia um negócio. Por isso, os empreendedores que sonham grande aprendem a lidar com o fracasso de uma forma diferente.

Fazem dele uma etapa que muitas vezes precisa de ser ultrapassada para chegar à meta, e não um obstáculo capaz de os deter. São inúmeras as características que distinguem e compõem os empreendedores que sonham grande, sendo que uns atributos complementam os outros. Portanto, destacarei aquelas particularidades que entendo como fundamentais para todo o empreendedor que ambicione a realização dos seus sonhos, tornando-se num exemplo real de que tudo é possível quando estamos focados na realização de algo.

a)Propósito maior: empreendedores que sonham pequeno normalmente são motivados apenas pela conquista financeira. Ao contrário destes, empreendedores que sonham grande tendem a considerar a conquista financeira como consequência inevitável do sucesso empresarial, não como objectivo principal. Estes sonhadores sentem uma vontade muito forte de fazer a diferença na sua própria vida e na vida de outras pessoas. Eles são movidos por um propósito maior, ambicionam revolucionar as suas indústrias e o meio em que actuam, gerando renda e oportunidades de trabalho, proporcionando mobilidade social e inspiração para as próximas gerações de empreendedores.

b) Visão – é a capacidade de vislumbrar algo que ainda não existe, como se fosse real, o empreendedor observa claramente aquilo que está diante dos olhos de todo o mundo mas poucos vêem. De acordo com o professor Marcos Hashimoto, especialista em planeamento de negócios e empreendedorismo corporativo, o empreendedor tem de imaginar o futuro e saber aonde quer chegar. A maior parte dos empreendedores bem-sucedidos são aqueles que conseguiram visualizar onde gostariam de estar no futuro. Metas e objectivos devem estar conectados com essa visão do futuro.

c) Coragem – Não basta ter visão, se não existe coragem para enfrentar riscos, o risco é inerente ao empreendedorismo. John C. Maxwell, no livro talento não é tudo, afirma que estar inactivo e nunca deixar o que é familiar pode significar estar confortável, mas ter a disposição para abrir mão constantemente do que é familiar significa ser corajoso.

Para Louis Barajas, a coragem pressupõe quatro aspectos; conhecimento, acção, perseverança e fé. Conhecimento significa obter informação correcta para aumentar as chances de sucesso.

Uma vez que se tenha desenvolvido o conhecimento, é imprescindível exercer uma acção, mesmo que paire o medo. A acção é a única forma de colocar o conhecimento em prática. Depois de ter agido, é necessário desenvolver a perseverança. É essencial persistir mesmo quando existir a impressão de que o esforço não está a ser recompensado.

Por fim, é indispensável ter fé, é preciso acreditar em si mesmo e no seu empenho. Ser empreendedor é correr atrás dos sonhos mesmo que haja risco, e isso implica muitas vezes o abandono de empregos seguros, riscos financeiros ao investir capital num negócio incerto e a capacidade para conciliar as responsabilidades familiares com responsabilidades empresariais, pois, dirigir um negócio exige estar dedicado em mente, corpo e alma ao projecto, e esta situação tende a afectar negativamente as relações familiares.

d) Competência – O empreendedor não é reconhecido pela aptidão de gerar ideias, mas sim pela sua capacidade de execução, de fazer as coisas acontecerem, isto é, de tirar projectos do papel e transformá-los em realidade. Para tal é imprescindível que ele obtenha conhecimento profundo de todas as variáveis do mercado em que está inserido e domine os elementos básicos para a gestão do seu negócio. O empreendedor deve compreender numa visão geral de marketing, finanças, operações e demais instrumentos que permitam levar o seu empreendimento a bom porto.

e) Capacidade de gerir pessoas – Ninguém consegue erguer uma empresa de sucesso sozinho, estar à frente de um empreendimento implica gerir pessoas.

O empreendedor precisa de reunir um conjunto de pessoas que acreditem, estejam alinhadas e comprometidas com o seu sonho. Para alcançar este objectivo é necessário que o empreendedor desenvolva a capacidade de gerir a diversidade de talentos, habilidades e competências dos membros que compõem a sua equipa. “Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, porque não sonhar grande. (expansao.ao)

 

DEIXE UMA RESPOSTA